Escola pública municipal leva o 1º lugar no Prêmio Gestão Escolar - 16/11/2017

A Escola Professora Luzanira Maria da Costa Cruz, no bairro Passagem de Areia, conquistou o 1º lugar no Prêmio Gestão Escolar 2017, entre as escolas públicas de Parnamirim, na categoria regional (2ª Direc). Além disso, ficou classificada em 6º lugar, na categoria estadual.

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em parceria com o Ministério da Educação, e busca contemplar projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública.

A gestora Maria Gorete, da Escola Luzanira, participou da solenidade de premiação que aconteceu na última terça-feira (14), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias, Campus Parnamirim. "Esse prêmio é o resultado de uma equipe que acredita e eleva a Educação em nosso município. Parabéns a todos", disse a gestora Gorete.

A Escola Luzanira concorreu com outras 29 escolas no estado ao 16º Prêmio Gestão. Outras duas escolas  da rede municipal de ensino público também conquistaram a premiação: a Escola Municipal Professora Ivanira de Vasconcelos Paizinho (Gestor Alcimar Miguel) e a Escola Augusto Severo (Gestora Eliza Brito).

Estas escolas inscreveram seus projetos pedagógicos no site do prêmio gestão, com os dados socioeducativos e de infraestrutura de cada instituição.

"Esse prêmio representa o reconhecimento dos gestores que zelam por uma educação de qualidade, contribuindo para o avanço na qualidade do ensino, porque norteia as ações na escola e motiva a participação de toda a comunidade escolar", disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

As 15 primeiras escolas premiadas serão diplomadas como Escola destaque e liderança estadual em gestão escolar. A diplomação será realizada no Seminário Estadual de Boas Práticas e Sucesso Escolar, no dia 20 de dezembro, em Natal.

Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da União dos Dirigentes Municipais e Educação- Undime, em cada unidade da federação, foram os responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital do Prêmio.

Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017: Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Postado Por: Aldo Peixoto Junior