Parnamirim é destaque nacional em fórum de tecnologia - 14/11/2017

Parnamirim chegou como destaque em um dos maiores eventos anuais de Ciência e Tecnologia da Informação, o IT Fórum Expo, ocorrido nos dias 7 e 8 da semana passada, em São Paulo (SP), para discutir temas ligados à tecnologia, inovação e criatividade.

Em parceria com a SP Negócios, o evento abriu a semana da Tecnologia em São Paulo (SP Teech Week), criando um ambiente para geração de grandes negócios, networking e conteúdo de qualidade.

"O município de Parnamirim foi convidado para apresentar o seu case de cidade digital, inteligente e humana, na prática", explicou o Secretário Adjunto do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), Dario Medeiros, que participou do evento ao lado do Coordenador de Desenvolvimento e Inovação, Rafael Buriti.

"Só o fato de sermos convidados enquanto cidade do Nordeste Brasileiro, a única a participar de um evento desta magnitude e importância, é um grande feito", comenta o Secretário Adjunto do GCTI, Dario Medeiros.

O evento permitiu ao GCTI, ampliar sua rede de contatos, favorecendo a troca de experiências com os Presidentes da maiores empresas de Tecnologia do Brasil e multinacionais.

"Tive a oportunidade do conversar pessoalmente com os Diretores Comerciais Corporativos da Dell Brasil, Epson e Sansung, entre outros", pontua Dario Medeiros, Secretário Adjunto do GCTI.

Parnamirim, Cidade Inteligente

Parnamirim é referência em ações de inclusão digital e infraestrutura de TI, um caminho que começou há seis anos. O primeiro marco em 2011, foi regulamentar o setor de C&TI. "A primeira ação foi foi implantar um data center, convergendo todos os serviços da rede própria de dados”, disse o Secretário Adjunto do órgão, Dario Medeiros.

De acordo com o Secretário Adjunto do GCTI, um investimento inicial de R$ 1 milhão deu um retorno superior a R$ 10 milhões, em benefícios. Hoje, os servidores da prefeitura são ancorados em tecnologias livres, como o Linux.

Numa segunda fase, o município começou a criação de uma uma rede de fibra óptica, além de rede sem fio, para locais mais distantes. Parnamirim tem hoje, vários programas de interação e Internet livre em várias áreas do seu território.

O município planeja expandir a sua rede de fibra óptica própria, integrando a rede Giga Metrópole, que conecta 60 escolas públicas, possibilitando a vigilância por câmeras (Central de vigilância por câmeras) e ativar, a partir de 2018, seus telecentros comunitários para comunidades carentes poderem resolver problemas cotidianos que precisam do acesso à Internet.

O próximo passo inclui criar um centro de robótica que vai usar sucata como matéria-prima, planejar a Semana Municipal de C&TI e um centro de reciclagem de eletrônicos.

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico de Parnamirim será lançado no Campus Party Natal, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, no Centro de Convenções, sendo o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no país e um dos maiores eventos do ramo no mundo. Mais de 40 mil visitantes devem participar.

O prefeito Rosano Taveira explicou que pretende apoiar o evento para trazer mais tecnologia ao município "Estamos trabalhando para modernizar a nossa cidade. Queremos aproveitar o festival para trazer novos projetos tecnológicos", explicou o chefe do Executivo municipal.

Atualmente, o projeto Cidades Inteligentes oferece serviços de inclusão digital ao cidadão, por meio de diversos sistemas e aplicativos interativos.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior