Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Servidores são capacitados para compor Secretaria de Segurança Pública - 06/11/2017

Dando continuidade ao plano da Prefeitura de Parnamirim que implantará a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, servidores das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e de Trânsito e Transportes, participam nesta segunda-feira (6) de uma capacitação voltada para coordenadores municipais de Defesa Civil oferecida pelo Governo do RN.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Marcondes Pinheiro, a secretaria de Segurança Pública terá em sua composição a Secretaria de Trânsito e Transporte, que deverá ser transformada em Mobilidade Urbana, e a Defesa Civil, a partir de 2018.

“A Prefeitura já está investindo na formação técnica destes servidores que irão compor a Defesa Civil”, disse o Coronel Marcondes. Participam desta capacitação, gestores de municípios da Grande Natal e da Região Agreste.

O treinamento, realizado no Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é a última etapa dentre as que vêm sendo realizadas desde agosto passado, em todo o estado, pela Defesa Civil Estadual para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Ministério da Integração.

Com a capacitação, a Defesa Civil Estadual pretende fazer com que os municípios agilizem a comunicação de emergência em virtude da seca, para que o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, possa liberar recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada.

Segundo o Coronel Marcondes, o projeto que institui a criação da pasta de segurança pública será encaminhado para apreciação na Câmara Municipal em um prazo de 15 dias. ”Mas a secretaria já começou a funcionar de fato. Nós já estamos integrados com órgãos de Defesa Civil do Estado, com forças policiais o que falta agora é dar legalidade a essa criação e a partir daí, dar encaminhamento à próxima etapa que será a criação da Guarda Municipal”, detalhou.

Sobre a criação da Guarda Municipal, o secretário acrescenta que, tão logo a criação da pasta de segurança seja efetivada, será elaborado um edital para a abertura de um concurso público para a contratação de pessoal e assim, colocar a Guarda Municipal em funcionamento.

 

Repórter: Saulo de Castro

 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+