Parnamirinenses visitam cemitérios públicos em Dia de Finados - 02/11/2017
A movimentação foi intensa logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02), em que é lembrado o Dia de Finados. Os cinco cemitérios públicos de Parnamirim, que ficam abertos até às 22h, amanheceram já preparados para receber a população. A programação de missas acontece de 6h às 18h nos cemitérios, capelas e igrejas da cidade. Além de visitar familiares e amigos, os parnamirinenses também podem conhecer a história de personalidades do município através de QR Codes instalados nas lápides.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Valério Santiago, o trabalho em conjunto entre as secretarias permitiu proporcionar conforto e segurança à população que visita neste dia os cemitérios públicos. “Tudo está transcorrendo muito bem, graças aos esforços conjuntos para fazer com que neste dia de memória e lembrança a população possa ter o mínimo de conforto”, afirmou o titular da pasta.
A grande novidade são os QRCodes instalados nas lápides de personalidades que marcaram a história de Parnamirim. Em onze túmulos no Cemitério São Sebastião, localizado no Centro, é possível ter acesso às biografias desses homens e mulheres. O objetivo é estimular as visitas além do Dia de Finados.
“A nossa ideia no futuro é georeferenciar todo o cemitério para ficar mais fácil a localização dos túmulos. Também esperamos a partir do próximo ano ampliar a quantidade de QR Codes instalados, possibilitando que os parnamirinenses conheçam ainda mais da história da cidade através das vidas dessas pessoas”, completou o diretor do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), Dario Medeiros.
No Cemitério Parque Nova Esperança, no bairro de Nova Esperança, a dona de casa Juciene Ferreira resolveu participar da missa e enquanto a celebração não começava visitou o túmulo do marido. “Esse é um dia importante, de ficar mais perto daqueles que amamos e rezar por eles. Eu gostei demais da estrutura do cemitério, tudo novo e organizado”, disse.
Já no cemitério São Sebastião, localizado no Centro, a Banda de Música Trampolim da Vitória se apresentava enquanto as visitas aconteciam. “O clima fica bem diferente com a apresentação da banda. Nós viemos visitar a minha avó que está enterrada aqui e nos deparamos com a apresentação da banda de música”, enfatizou a estudante Viviane Elói.
O Dia de Finados também é uma data que movimenta a economia local. Há 22 anos, a comerciante Maria Creuza de Araújo confecciona flores de plástico para vender no feriado. “Este ano estou achando as vendas mais fracas, porém de longe essa é a melhor época para a venda de flores”, falou a comerciante esperançosa que o saldo seja positivo ao fim do dia.
O acolhimento aos visitantes está sendo feito com as missas, que serão realizadas nos seguintes locais e horários:
6h - Cemitério São Sebastião - Centro
7h - Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima - Centro
7h30 - Capela Santa Terezinha - Nova esperança
9h - Cemitério São Sebastião - Centro
12h - Ofício Cemitério São sebastião - Centro
15h - Cemitério São Sebastião - Centro
15h - Cemitério Novo - Nova Esperança
16h30 - Cepela Santa Terezinha - Nova Esperança
18h - Cemitério São Sebastião - Centro
REPÓRTER: KASSANDRA LIMA
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral