Rio de Leitura: 100% das escolas públicas municipais têm bibliotecas - 31/10/2017

De acordo com o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", da Secretaria Municipal de Educação e cultura - SEMEC, 100% das escolas da rede pública municipal de ensino já têm bibliotecas escolares, o que representa 44 escolas, apoiadas pelo trabalho de 98 mediadores de leitura.

Neste ano, o Rio de Leitura aumentou seu alcance para dois novos Centros Infantis. Já são sete, de um total de vinte. os Cmeis que têm bibliotecas escolares. "O projeto alcança todos os níveis de ensino, inclusive, a Educação de Jovens e Adultos - EJA e dá assistência a todos os alunos matriculados na rede", conta a assessora técnica, Angélica Vitalino.

Para estimular o prazer pela leitura, oficializando, inclusive, o papel dos professores mediadores nas bibliotecas escolares da rede pública municipal de ensino, o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", com apoio da SEMEC, segue avançando no seu propósito de transformar o município em uma cidade de leitores.

A ideia tem tudo a ver com a filosofia da nova gestão municipal, de acolher e cuidar de cada parnamirinense. Isso porque é certo que o caminho para transformação de qualquer sociedade em um lugar mais justo, rico e culturalmente diverso, passa pelo hábito da leitura.

Veja a linha do tempo do projeto que começou em 2010.

Fevereiro de 2010: Nascimento do projeto e estabelecimento da parceria do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN com o trabalho pioneiro do Profº Geraldo Tavares;

Fevereiro de 2011: É nomeado o projeto como “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura;

Dezembro de 2011: Oficializada a política pública de promoção da leitura literária nas escolas públicas através da lei municipal 1563/11, que garante o profissional mediador de leitura nas bibliotecas escolares;

Novembro de 2012: O Rio de Leitura é finalista na 7ª edição do Prêmio Vivaleitura (MinC/MEC) como uma dentre as dez melhores experiências no tocante a promoção da leitura literária na categoria ‘Biblioteca Pública’;

Abril de 2014; O Instituto Natura confere o título de ‘Município Leitor’ a Parnamirim, colocando-a no topo do ranking de cidades leitoras, junto a Sobral (CE) e Atibaia (SP);

Fevereiro de 2015: Parnamirim realiza o primeiro concurso público para bibliotecário na cidade.

* Mais de 1300 professores participantes do Seminário Prazer em Ler de 2010 a 1017.

Escritores que já visitaram escolas da rede pública municipal de ensino, de 2010 a 2017:

André Neves (SP) - Margarida Botelho (Portugal) - Diógenes da Cunha Lima (RN)
Marcio Benjamim (Natal/RN) - Antônio Francisco (Mossoró/RN)
Lima Neto (Natal/RN) - Salizete Freire (Natal/RN)
Sunny (Nigéria) - Geraldo Ribeiro Tavares (Parnamirim/RN)
José Acaci (Parnamirim/RN) - Francisco Martins (Parnamirim/RN)
Cacau Villardo (SP) - Junior Dalberto (Natal/RN)
Jussiara Soares (Natal/RN) - Clotilde Tavares (Natal/RN)
Thiago Gonzaga (Natal/RN) - Oreny Junior (Natal/RN)
Nildinha Freitas (Natal/RN) - Clemilson Sena (Natal/RN)
Aluisio Matias (Natal/RN) - Glacia Marillac (Natal/RN)
Drika Duarte (Natal/RN) - Manoel Cavalcante (Mossoró/RN)