Conselho de Trânsito analisa Plano de Mobilidade Urbana - 31/10/2017

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SETRA realizou hoje (31) o encontro mensal do Conselho Municipal de Transportes e Tarifas - CMTT, na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Agnelo Alves. Na ocasião, foi apresentada a fase de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim, discutida anteriormente com a população nos bairros.

Os sete passos parara elaboração do documento, de acordo com o Ministério das Cidades, são a preparação, definição do escopo, procedimentos gerenciais, elaboração, aprovação, implementação, avaliação e revisão.

"Uma das metas é promover a gestão participativa da mobilidade e reduzir os impactos com congestionamentos e acidentes, por exemplo. Para isso, estamos ouvindo a população", disse o Secretário da SETRA, Marcondes Rodrigues.

Após a fase de elaboração, o Plano de Mobilidade Urbana passará pelas fases de aprovação e implementação, com discussão do projeto de lei pela Câmara Municipal. A audiência pública neste sentido está prevista para o final de novembro e a conclusão do plano, para dezembro”, disse

"A requalificação e a expansão da estrutura viária, incluindo no Plano Diretor do município, a distribuição logística no entrorno das BRs, também são ações contempladas pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana", explicou a Coordenadora Técnica Sara Costa.

O advogado e representante do Sindicato dos Mototáxis de Parnamirim, Ariel Amaral,disse que a reunião do CMTT foi bastante esclarecedora para revelar a real demanda de serviço de mototáxi no município e para pensar na melhor distribuição do serviço, de modo que não haja concorrência com outras ofertas de transporte.

Outras ações do Plano de Mobilidade Urbana incluem a modernização do transporte público, duplicação de estradas, construção e reconstrução de calçadas, melhorias na sinalização e nas marginais e a requalificação do Centro da cidade, pensando na permanência dos moradores.

O CMTT

O CMTT tem caráter consultivo, propositivo e participativo e irá acompanhar a fiscalização da prestação de serviços de transporte público coletivo e individual, táxis e mototáxis, em todas as suas modalidades. O órgão colegiado também participa das discussões sobre políticas tarifárias do serviço de transporte público municipal e participa do Plano de Mobilidade Urbana.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior