Prefeitura faz parceria pioneira no Brasil com Agência Espacial - 26/10/2017
Parnamirim será a primeira cidade do Brasil a receber um projeto piloto do Centro Vocacional de Tecnologia Espacial, o CVT-E, que será inaugurado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI no próximo dia 13 de novembro, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC.
Para isso, foi montada uma cidade espacial no CLBI, com 10 hangares, compostos por alojamentos, dormitórios, refeitórios e espaços para oficinas específicas, como a de propulsão de foguetes e a de observação do planeta Marte e da Lua, por meio de telescópios.
"A ideia é despertar nos alunos do 9º ano, a vocação espacial, que já é característica do nosso estado, que há mais de 50 anos, conta com estrutura do CLBI", diz a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.
A meta é alcançar mil alunos num prazo de 18 meses, a partir de 2018. De acordo com Marco Antônio Rezende, chefe da unidade regional da Agência Espacial em Natal, o projeto está priorizando a parceria com Parnamirim, com a SEMEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus municipal.
"Estaremos realizando um projeto semelhante ao que a Agência Espacial Americana, a NASA, realiza por meio do seu Space Camp, ensinando por meio de oficinas, conceitos de astronomia, física, robótica, engenharia, gestão, e Biologia, entre outros", disse Rodrigo Leonardi, Coordenador de Pesquisa e Observação de Inovação da Agência Espacial em Brasília.
Os professores da rede pública de Parnamirim e do IFRN serão capacitados para identificar os alunos que serão selecionados para participar das oficinas. O critério será a inclinação para assuntos aeroespaciais e não exatamente, os melhores desempenhos escolares.
Após a implantação do projeto nas escolas públicas da rede municipal de ensino em Parnamirim, a Agência Espacial pretende formar novas turmas com a rede privada de ensino e outras instituições.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM