Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura faz parceria pioneira no Brasil com Agência Espacial - 26/10/2017

Parnamirim será a primeira cidade do Brasil a receber um projeto piloto do Centro Vocacional de Tecnologia Espacial, o CVT-E, que será inaugurado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI no próximo dia 13 de novembro, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC. 

Para isso, foi montada uma cidade espacial no CLBI, com 10 hangares, compostos por alojamentos, dormitórios, refeitórios e espaços para oficinas específicas, como a de propulsão de foguetes e a de observação do planeta Marte e da Lua, por meio de telescópios.

"A ideia é despertar nos alunos do 9º ano, a vocação espacial, que já é característica do nosso estado, que há mais de 50 anos, conta com estrutura do CLBI", diz a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

A meta é alcançar mil alunos num prazo de 18 meses, a partir de 2018. De acordo com Marco Antônio Rezende, chefe da unidade regional da Agência Espacial em Natal, o projeto está priorizando a parceria com Parnamirim, com a SEMEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus municipal.

"Estaremos realizando um projeto semelhante ao que a Agência Espacial Americana, a NASA, realiza por meio do seu Space Camp, ensinando por meio de oficinas, conceitos de astronomia, física, robótica, engenharia, gestão, e Biologia, entre outros", disse Rodrigo Leonardi, Coordenador de Pesquisa e Observação de Inovação da Agência Espacial em Brasília.

Os professores da rede pública de Parnamirim e do IFRN serão capacitados para identificar os alunos que serão selecionados para participar das oficinas. O critério será a inclinação para assuntos aeroespaciais e não exatamente, os melhores desempenhos escolares.

Após a implantação do projeto nas escolas públicas da rede municipal de ensino em Parnamirim, a Agência Espacial pretende formar novas turmas com a rede privada de ensino e outras instituições.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+