SEMEC comemora Prêmio Gestão Escolar 2017 - 24/10/2017

Três escolas da rede pública municipal de Parnamirim conquistaram o Prêmio Gestão Escolar 2017, são elas: a Escola Professora Maria Luzanira de Costa Cruz (Gestora Maria Gorete), em Passagem de Areia; Escola Municipal Professora Ivanira de Vasconcelos Paizinho (Gestor Alcimar Miguel) e a Escola Augusto Severo (Gestora Eliza Brito).

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em parceria com o Ministério da Educação, e busca contemplar projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública.

"Esse prêmio representa o reconhecimento dos gestores que zelam por uma educação de qualidade, contribuindo para o avanço na qualidade do ensino, porque norteia as ações na escola e motiva a participação de toda a comunidade escolar", disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que desde 2011, tornou-se bianual. Ela acontece a níveis municipal, estadual e nacional. A Escola Luzanira ficou em sexto lugar na classificação estadual.

As 15 primeiras escolas premiadas serão diplomadas como Escola destaque e liderança estadual em gestão escolar. A diplomação será realizada no Seminário Estadual de Boas Práticas e Sucesso Escolar, no dia 20 de dezembro, em Natal.

"Estas escolas inscreveram seus projetos pedagógicos no site do prêmio gestão, com os dados socioeducativos e de infraestrutura", explica o coordenador pedagógico da SEMEC, Júlio Araújo.

Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da União dos Dirigentes Municipais e Educação- Undime, em cada unidade da federação, foram os responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital do Prêmio.

Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017: Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Postado Por: Aldo Peixoto Junior