Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim terá linha de cuidado para o paciente oncológico - 20/10/2017

O prefeito Rosano Taveira recebeu na manhã de hoje, 19, em seu gabinete, representantes da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer para discutir sobre a implantação da linha de cuidados para o paciente oncológico em Parnamirim, que tem como objetivo organizar a atenção à saúde, estabelecendo fluxos entre os pontos assistenciais, desburocratizando e ternando este cuidado mais eficaz e eficiente.

O coordenador administrativo da Liga, Alisson Fernandes, o gerente Júnior Gomes, gerente de qualidade da Liga, e o consultor André Domingos, foram recebidos pelo prefeito Rosano Taveira e pelo secretário de Saúde, João Albérico. Na ocasião, foram discutidas as ações integradas entre a Liga e a Prefeitura para a construção dessa linha de cuidados aos parnamirinenses.

Alisson Fernandes explicou que essa organização pressupõe o estabelecimento de percursos ou trajetórias assistenciais representados pela definição de diretrizes clínicas voltadas ao atendimento dos problemas de saúde. “É fundamental que haja o funcionamento articulado das equipes de saúde, objetivando uma visão mais abrangente do indivíduo e caracterizando um espaço coletivo e não hierarquizado de desenvolvimento de ações de saúde”, explicou.

Rosano Taveira explicou que na próxima semana uma comissão da Secretaria de Saúde se reunirá com os representantes da Liga para discutir de que forma esse trabalho será implantado no município. “Temos muito interesse nessa parceria porque iremos encurtar o atendimento do paciente oncológico”, disse o gestor.

Nesta parceria a Liga contra o Câncer entrará com a capacitação em oncologia para os profissionais de Parnamirim, apoio à construção do fluxo assistencial dos pacientes com lesão maligna confirmada, gestão integral dos munícipes em tratamento oncológico e apoio à formação em oncologia. Já a Prefeitura ficará responsável pela construção do fluxo assistencial dos pacientes com lesão confirmada, definição da referência e contra-referência entre a atenção básica e o centro especializado de Parnamirim; e disponibilização de serviço de apoio ao diagnóstico.

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+