Mostra Teatral se consolida como celeiro para novos espetáculos - 09/10/2017
O sucesso da Mostra Cultural Parnamirim Em Cena, que de 06 a 08/10, surpreendeu e encantou o público, levará a Fundação Parnamirim de Cultura - Funpac a lançar, no ano que vem, editais de ocupação do Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, para grandes espetáculos.
"Queremos que a Arte faça parte, cada vez mais, da agenda da cidade e dos cidadãos, revelando os talentos de Parnamirim e do Rio Grande do Norte e atraindo um número cada vez maior de espectadores", disse Haroldo Gomes, diretor da Funpac.
Quinze espetáculos foram selecionados para a mostra, sendo 02 de Parnamirim-RN, 11 de Natal - RN, 01 de Recife - PE e 01 de Caicó-RN. "Esse intercâmbio é extremamente importante, os espetáculos têm muita qualidade", disse o diretor Haroldo Gomes.
Mesmo com a concorrência do início da 55ª Festa do Boi, que costuma atrair multidões ao Parque Aristófanes Fernandes, a cena artística em Parnamirim não parou. Os espetáculos oferecidos como alternativa cultural, no último fim de semana, tiveram entrada franca.
A importância da mostra foi acentuada pelo resultado de dois trabalhos de fomento às artes cênicas que acontecem constantemente no Cine Teatro : os ensaios com o Grupo de Teatro de Antanho e também do laboratório de cena do grupo Clowns.
"Esses ensaios conduziram 06 de nossos integrantes à buscar carreira acadêmica na UFRN, no ano passado. Hoje, eles cursam Artes Cênicas e são verdadeiros destaques", reforçou o diretor da Funpac, Haroldo Gomes.
A Mostra Parnamirim Em Cena reconheceu o talento dos 15 selecionados e os 06 finalistas com premiações em dinheiro.
"O júri considerou critérios como cenários, figurinos, maquiagem, composição de personagens, proposta estética e articulação do elenco, para conferir as notas aos vencedores", explicou o produtor da Funpac André Batista.
A classificação ficou assim: em primeiro lugar, a peça "Canudo se apaixona", uma criação e interpretação de George Holanda, nome prestigiado da cena local. Na sequência, "Burocratas não dançam", "A morte e o morrer", "O som que se faz debaixo de água", "os causos de Zefinha Parideira" e em sexto lugar, empatados, o Manifesto Femina e o Simulacro.
"A mostra é uma importante iniciativa da Prefeitura Municipal de Parnamirim. Espero que o projeto se consolide e entre para o calendário dos eventos municipais", reforçou Lina Bel, encenadora do Cores Teatro, que é um projeto de extensão do Departamento de Artes da UFRN, criado em 2009.
"Para minha surpresa e satisfação, vencemos com os dois trabalhos que tem propostas diferentes, "O som que se faz debaixo d'água" e "Simulacro", ambos frutos de trabalho e muita pesquisa", disse a artista Bel.
Para Bel, "Tudo colocado em cena foi pensado seguindo uma estética e uma filosofia para a cena. O resultado geral contemplou identidades diferentes das cenas e essa pluralidade estética é super importante para o público e experiências de troca e de encontro entre artistas, gestores culturais e plateia", disse a encenadora.
"Estamos fortalecendo o fazer teatral e popularizando o teatro para as plateias. O Parnamirim Em Cena correspondeu às expectativas, surpreendendo muitas vezes, pela alta qualidade. Pretendemos que estes espetáculos se desdobrem em outros, para a agenda cultural do próximo ano", encerrou o diretor da Funpac, Haroldo Gomes.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM