Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SESAD encerra Workshop de Atendimento às vítimas de violência sexual - 01/10/2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), em parceria com a Promotoria de Justiça de Parnamirim, promoveu nesta segunda (2), no auditório da Maternidade Divino Amor, o encerramento do Workshop de Atendimento às pessoas vítimas da violência sexual. O objetivo foi capacitar profissionais da saúde sobre acolhimento, atendimento e coletas de vestígios em mulheres e crianças em casos de violência sexual. 

Em torno de 200 profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Maternidade Divino Amor, entre eles médicos, enfermeiros, assistentes sociais e piscólogos da participaram da capacitação.

A diretora técnica da maternidade Divino Amor, Mariana Limeira, falou da importância do Workshop. "É muito importante o empenho dos profissionais nesta capacitação, porque além de aperfeiçoar o conhecimento de todos, também capacita os profissionais que estão a pouco tempo conosco", explicou. 

De acordo com a cooordenadora do Programa de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Gerlane Alves, o Workshop foi realizado em quatro dias para possibilitar que todos profissionais da Maternidade e UPA participassem. "Atualmente, quando falamos de violência sexual, a Materdidade Divino Amor é referência no atendimento de mulheres e meninas, enquanto a UPA atende os meninos, por isso selecionamos apenas estas unidades de saúde", explicou.

Durante o treinamento, a promotora da Infância e da Juventude, Isabelita Garcia, ministrou sobre Papel da Rede de saúde no atendimento à criança e o adolescente vítima da violência sexual e a promotora da Mulher, Emília Zumba, tratou sobre Implicações legais da violência sexual contra criança e adolescentes. 

A médica obstetra, Erissan Silveira, palestrou sobre Procedimento da coleta de vestígios, enquanto o coordenador  de obstetrícia, Ricardo Cobucci, e a infectologista da Maternidade, Gleide Câmara, trataram sobre O atendimento médico às vítimas de violência sexual pelos profissionais de atendimento ao SUS.

 


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+