SESAD encerra Workshop de Atendimento às vítimas de violência sexual - 01/10/2017
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), em parceria com a Promotoria de Justiça de Parnamirim, promoveu nesta segunda (2), no auditório da Maternidade Divino Amor, o encerramento do Workshop de Atendimento às pessoas vítimas da violência sexual. O objetivo foi capacitar profissionais da saúde sobre acolhimento, atendimento e coletas de vestígios em mulheres e crianças em casos de violência sexual.
Em torno de 200 profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Maternidade Divino Amor, entre eles médicos, enfermeiros, assistentes sociais e piscólogos da participaram da capacitação.
A diretora técnica da maternidade Divino Amor, Mariana Limeira, falou da importância do Workshop. "É muito importante o empenho dos profissionais nesta capacitação, porque além de aperfeiçoar o conhecimento de todos, também capacita os profissionais que estão a pouco tempo conosco", explicou.
De acordo com a cooordenadora do Programa de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Gerlane Alves, o Workshop foi realizado em quatro dias para possibilitar que todos profissionais da Maternidade e UPA participassem. "Atualmente, quando falamos de violência sexual, a Materdidade Divino Amor é referência no atendimento de mulheres e meninas, enquanto a UPA atende os meninos, por isso selecionamos apenas estas unidades de saúde", explicou.
Durante o treinamento, a promotora da Infância e da Juventude, Isabelita Garcia, ministrou sobre Papel da Rede de saúde no atendimento à criança e o adolescente vítima da violência sexual e a promotora da Mulher, Emília Zumba, tratou sobre Implicações legais da violência sexual contra criança e adolescentes.
A médica obstetra, Erissan Silveira, palestrou sobre Procedimento da coleta de vestígios, enquanto o coordenador de obstetrícia, Ricardo Cobucci, e a infectologista da Maternidade, Gleide Câmara, trataram sobre O atendimento médico às vítimas de violência sexual pelos profissionais de atendimento ao SUS.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM