Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMAS promove Conferência de Igualdade Racial - 29/09/2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está promovendo nesta sexta-feira (29), no auditório do Centro Administrativo Agnelo Alves, a II Conferência de Igualdade Racial, que tem como tema O Brasil na década dos afrodescendentes: Reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

O evento tem como objetivo implementar políticas públicas que contribuam com a promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação relacionada à raça, cor, etnia, religião, origem e eleger a delegação do município para a IV Conferência Estadual prevista para ocorrer em novembro deste ano.

Na ocasião, o prefeito Rosano Taveira falou da importância de discutir sobre políticas públicas que garantam os direitos de todas as classes sociais, combatam a desigualdade e o preconceito. “Estou à disposição para atender todas as reivindicações possíveis que surgirem a partir desta Conferência”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Elienai Cartaxo, falou da satisfação em realizar este evento. “Nos preocupamos em ouvir, analisar e discutir sobre políticas públicas sobre Igualdade Racial, enfrentamento à violência e todos os tipos de intolerância”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do vereador, Rogério Santiago; a vereadora Nilda Cruz; primeira-dama, Alda Lêda Taveira; representante da Comissão Organizadora Estadual de (COE), assistente social Cristina Dias; representante da Matriz Africana do Ilê Assê Bogundê, Maria Lúcia da Rocha.

Também participaram o presidente da Organização Negra do RN Kilombo, Giselma Omilê; o representante estadual da União Nacional do Negros (UNEGRO), Mara Jovanka Rodrigues, e os representantes das Comunidades Cigana, Gilberto Dantas e Quilombola, Silvana Rodrigues.

Mara Jovanka ressaltou que os Negros não são minoria como alguns pensam, mas contam com uma representação expressiva na sociedade, reforçando a necessidade de combater o preconceito, a violência contra os jovens e principalmente contra as mulheres negras.

Após os pronunciamentos, a assistente social e  ex-servidora pública do INSS, Francisca Alves, ministrou palestra sobre o tema da Conferência e em seguida, os grupos de trabalho se reuniram para discutir, apreciar e eleger os delegados que deverão participar da Conferência estadual. Além disso, houve apresentações de Performance Artística, de dança e Teatro com o Grupo de Xaxado do grupo de dança Thayná Fatumbi. Confira os temas debatidos em cada eixo da Conferência:

1º eixo: Reconhecimento dos Afrodescendentes;

2º eixo: Garantia de justiça aos afrodescendentes;

3º eixo: Desenvolvimento dos afrodescendentes;

4º eixo: Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+