SEMAS promove Conferência de Igualdade Racial - 29/09/2017
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está promovendo nesta sexta-feira (29), no auditório do Centro Administrativo Agnelo Alves, a II Conferência de Igualdade Racial, que tem como tema O Brasil na década dos afrodescendentes: Reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
O evento tem como objetivo implementar políticas públicas que contribuam com a promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação relacionada à raça, cor, etnia, religião, origem e eleger a delegação do município para a IV Conferência Estadual prevista para ocorrer em novembro deste ano.
Na ocasião, o prefeito Rosano Taveira falou da importância de discutir sobre políticas públicas que garantam os direitos de todas as classes sociais, combatam a desigualdade e o preconceito. “Estou à disposição para atender todas as reivindicações possíveis que surgirem a partir desta Conferência”, ressaltou.
A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Elienai Cartaxo, falou da satisfação em realizar este evento. “Nos preocupamos em ouvir, analisar e discutir sobre políticas públicas sobre Igualdade Racial, enfrentamento à violência e todos os tipos de intolerância”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do vereador, Rogério Santiago; a vereadora Nilda Cruz; primeira-dama, Alda Lêda Taveira; representante da Comissão Organizadora Estadual de (COE), assistente social Cristina Dias; representante da Matriz Africana do Ilê Assê Bogundê, Maria Lúcia da Rocha.
Também participaram o presidente da Organização Negra do RN Kilombo, Giselma Omilê; o representante estadual da União Nacional do Negros (UNEGRO), Mara Jovanka Rodrigues, e os representantes das Comunidades Cigana, Gilberto Dantas e Quilombola, Silvana Rodrigues.
Mara Jovanka ressaltou que os Negros não são minoria como alguns pensam, mas contam com uma representação expressiva na sociedade, reforçando a necessidade de combater o preconceito, a violência contra os jovens e principalmente contra as mulheres negras.
Após os pronunciamentos, a assistente social e ex-servidora pública do INSS, Francisca Alves, ministrou palestra sobre o tema da Conferência e em seguida, os grupos de trabalho se reuniram para discutir, apreciar e eleger os delegados que deverão participar da Conferência estadual. Além disso, houve apresentações de Performance Artística, de dança e Teatro com o Grupo de Xaxado do grupo de dança Thayná Fatumbi. Confira os temas debatidos em cada eixo da Conferência:
1º eixo: Reconhecimento dos Afrodescendentes;
2º eixo: Garantia de justiça aos afrodescendentes;
3º eixo: Desenvolvimento dos afrodescendentes;
4º eixo: Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM