Prefeitura discute negócios para turismo e cultura do litoral sul - 27/09/2017
Empresários do litoral sul compareceram hoje (27) ao convite da Prefeitura de Parnamirim junto a diversas representações da cadeia produtiva, para discutir boas oportunidades de negócios para o turismo e a cultura, no auditório do Hotel Village do Sol, em Pirangi do Norte.
Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul, conduzido por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer - SETEL, enfatizou "O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento".
Na ocasião, o Prefeito Rosano Taveira anunciou que a documentação para a primeira etapa da urbanização da Orla de Pirangi já foi entregue à Caixa Econômica Federal, para liberação de recursos.
A Prefeitura tem planos para em fases posteriores, realizar a pavimentação da praia de Cotovelo e o calçadão na praia de Pium.
O Superintendente do Banco do Nordeste, Fabrízio Feitosa, trouxe uma palavra ao empresariado sobre oportunidades de investimento. "Para nós, turismo, fomento e desenvolvimento são sinônimos. Dispomos de todas as condições para este incentivo", disse Feitosa.
Em sua fala, o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner, lembrou que Parnamirim foi elevada à categoria C dentro do programa federal de regionalização do turismo, passando a atender as condições para receber investimentos do governo federal e fomentar atividades turísticas no estado.
Atualmente, a Barreira do Inferno recebe uma média de cem mil visitantes anualmente. Já o maior cajueiro do mundo recebe aproximadamente 2,3 milhões de visitantes/ano. São números altos, que pedem um diagnóstico mais preciso para classificação do movimento de turistas, classificando-os por faixa etária e classe social, por exemplo, para o fomento de um melhor atendimento.
Para atender a esta necessidade, Paulo Lopes, assessor especial de turismo para a SETEL, disse que Parnamirim foi escolhida pelo SENAC para a implantação de um modelo de diagnóstico sobre sua atividade turísitica, o que irá valorizar sua potencialidade. Este modelo, que é sucesso na Alemanha, será apresentado no evento de hoje (27).
"Iremos aproveitar para anunciar a criação de uma segunda rota turística, envolvendo o maior cajueiro do mundo e as lagoas do Polo Costa das Dunas”, disse Paulo Lopes.
A Prefeitura de Parnamirim, com o apoio do seu Grupo de Ciência e Tecnologia - GCTI também planeja a criação de uma plataforma virtual de georreferência turística de Parnamirim.
“O aplicativo para smartphones irá indicar rotas gastronômicas e de hotelaria, oferecendo facilidade para comparar preços e serviços do setor”, encerrou o assessor de turismo da SETEL, Paulo Lopes.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM