Servidores participam de sensibilização sobre o Outubro Rosa - 25/09/2017
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), promoveu uma sensibilização para o Outubro Rosa com os servidores da saúde, educação e assistência social. O evento, realizado no auditório de centro administrativo, tinha como meta sensibilizar os profissionais sobre o câncer de mama. O encontro contou com a presença da primeira-dama, Alda Leda, da diretora do CCPAR/UNP, Jaciara Rangel, da médica obstetra, Socorro Morais, e do terapeuta sexual, Yuri Kotke.
O outubro rosa é um movimento popular internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação começou nos Estados Unidos no ano de 1990.
Em Parnamirim, a campanha será aberta oficialmente no dia 5 de Outubro, ás 13, no Cine Teatro Vereador Paulo Barbosa, com a realização do "Fórum Lucimar Tavares". Durante o evento serão realizadas palestras de conscientização sobre a doença. As atividades serão abertas para a participação de toda a população.
A primeira-dama falou sobre a importância da atenção com a saúde da mulher. "Atualmente, a mulher moderna possui muitas preocupações, mas a saúde é fundamental e precisa ser priorizada", explicou.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, perdendo para o câncer de pele. Ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Durante o período de campanha o município receberá o caminhão "Amigos do Peito". O projeto possui um convênio com o Ministério da Saúde e realiza exames e mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. A unidade móvel ficará estacionada na Câmara Municipal e realizará uma média de 85 exames por dia.
A médica Socorro Morais falou sobre a importâncoa da prevenção "É importante que as mulheres façam o auto exame das mamas. O procediemnto é simples e pode salvar vidas. Na luta contra o câncer o diagnóstico precoce é fundamental", afirmou.
Lucimar Tavares
Nascida no dia 28 de dezembro de 1952, Lucimar Tavares escolheu o município de Parnamirim para viver e criar seus filhos. Durante 30 anos viveu no bairro de Santos Reis, mas em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama, um tipo raro, o triplo negativo. Lucimar Faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Ela é o simbolo do diagnóstico tardio de uma doença grave, por este motivo foi escolhida para representar a campanha na cidade.
Postado Por:
Ananda Braga Figueiredo
Fotografia de:
ASCOM