Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Servidores participam de sensibilização sobre o Outubro Rosa - 25/09/2017

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), promoveu uma sensibilização para o Outubro Rosa com os servidores da saúde, educação e assistência social. O evento, realizado no auditório de centro administrativo, tinha como meta sensibilizar os profissionais sobre o câncer de mama.  O encontro contou com a presença da primeira-dama, Alda Leda, da diretora do CCPAR/UNP, Jaciara Rangel, da médica obstetra, Socorro Morais, e do terapeuta sexual, Yuri Kotke. 

O outubro rosa é um movimento popular internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação começou nos Estados Unidos no ano de 1990.

Em Parnamirim, a campanha será aberta oficialmente no dia 5 de Outubro, ás 13, no Cine Teatro Vereador Paulo Barbosa, com a realização do "Fórum Lucimar Tavares". Durante o evento serão realizadas palestras de conscientização sobre a doença. As atividades serão abertas para a participação de toda a população.

A primeira-dama falou sobre a importância da atenção com a saúde da mulher. "Atualmente, a mulher moderna possui muitas preocupações, mas a saúde é fundamental e precisa ser priorizada", explicou.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, perdendo para o câncer de pele. Ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. 

Durante o período de campanha o município receberá o caminhão "Amigos do Peito". O projeto possui um convênio com o Ministério da Saúde e realiza exames e mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. A unidade móvel ficará estacionada na Câmara Municipal e realizará uma média de 85 exames por dia. 

A médica Socorro Morais falou sobre a importâncoa da prevenção "É importante que as mulheres façam o auto exame das mamas. O procediemnto é simples e pode salvar vidas. Na luta contra o câncer o diagnóstico precoce é fundamental", afirmou.

Lucimar Tavares

Nascida no dia 28 de dezembro de 1952, Lucimar Tavares escolheu o município de Parnamirim para viver e criar seus filhos. Durante 30 anos viveu no bairro de Santos Reis, mas em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama, um tipo raro, o triplo negativo. Lucimar Faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Ela é o simbolo do diagnóstico tardio de uma doença grave, por este motivo foi escolhida para representar a campanha na cidade.


Postado Por: Ananda Braga Figueiredo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+