Alunos abraçam o maior cajueiro do mundo no Dia da Árvore (21) - 21/09/2017

Hoje (21), Dia da Árvore, alunos da Escola Municipal Erivan França, em Pirangi do Norte, comemoraram a data oferecendo um grande abraço coletivo ao maior cajueiro do mundo.

"Esta iniciativa desperta a consciência planetária e ambiental nos alunos, para o cuidado com a natureza e o relacionamento que devemos ter com ela. É uma maneira de nos unirmos em defesa desta causa tão urgente, que é a preservação da vida", disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

Mica Carboni, a biológa que cuida do maior cajueiro do mundo diz que, mesmo após o fim do ato de abraçar simbolicamente a "árvore", permaneceu emocionada com a iniciativa dos alunos.

"Foi emocionante ver todos aqueles alunos, funcionários, lojistas, moradores e turistas abraçando uma árvore super especial, em nome de todas as árvores que nos proporcionam a vida! O Maior Cajueiro do Mundo certamente representou muito bem todas as árvores do planeta, que merecem atenção, merecem ser abraçadas!", disse a biológa Mica.

O maior cajueiro do mundo ou cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na Praia de Pirangi do Norte, com mais de 8.500 m², perímetro de aproximadamente 500 metros e que produz cerca de 2,5 toneladas de caju, no período da safra. Registros populares dão conta de que o cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira.

Para marcar o Dia da Árvore, esta comemoração tão importante no calendário, dedicamos aos leitores, versos do poeta mato-grossense Manoel de Barros, o "poeta das florestas":

"Eu queria aprender o idioma das árvores.
Saber das canções do vento nas folhas da tarde.
Eu queria apalpar os perfumes do sol."

FELIZ DIA DA ÁRVORE!

ABRACE A SUA!

Fotos gentilmente cedidas pela bióloga Mica Carboni.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior