Parnamirim inaugura Núcleo de Atendimento à Pessoa com Surdez - 21/09/2017

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura inaugurou nesta semana, segunda-feira, dia 18, o Núcleo de Atendimento ao Surdo Pr. John E. Petterson, na Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, bairro Santos Reis.

"O núcleo é um lugar específico que oferece atendimento especializado para pessoa com surdez e seus familiares, com o objetivo de desenvolver plenamente o potencial de suas habilidades", explicou a Secretária Municipal de Educação, Francisca Henrique.

Seu público-alvo, inicialmente, são os alunos da rede pública municipal de ensino e seus familiares, mas, a ideia é atender alunos de toda a cidade e a comunidade em geral. O atendimento acompanha o expediente da Escola Maria do Céu, das 07h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Sua inauguração assegura o direito de igualdade previsto na Constituição Brasileira, aos educandos em nosso município. Atualmente, Parnamirim tem 21 alunos com surdez matriculados na rede pública municipal de ensino.

O núcleo tem como um dos objetivos, promover o curso de Libras e de Língua Portuguesa para surdos. Além disso, capacitar professores e pessoas da comunidade para lidar com as necessidades da pessoa com surdez.

No caso dos alunos, o núcleo pretende garantir os recursos específicos necessários ao seu atendimento educacional, como vídeos didáticos em linguagem de sinais e legendados, mapas, jogos pedagógicos adaptados e outros.

QUEM FOI JOHN E. PETTERSON

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento da Educação Especial, Myrian Juliasse, o nome do núcleo foi escolhido para homenagear um pastor norte-americano que, em missão nos Brasil, nos anos 90, realizou o primeiro acampamento com surdos no país.

Petterson foi um dos maiores divulgadores da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, tendo realizado um grande evento no Ceará, o primeiro seminário para surdos. Teve ações no município de Parnamirim e em países da América Latina, dedicando a vida a pessoas com esta deficiência.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior