Rede Giga Metrópole é apresentada ao prefeito Rosano Taveira - 15/09/2017

O prefeito Rosano Taveira recebeu em seu gabinete, no último dia 13, o professor Sérgio Fialho, coordenador do Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) junto à UFRN que administra a rede Giga Metrópole.

A visita teve por finalidade apresentar ao prefeito a Rede Giga Metrópole, sua finalidade, objetivos e metas. “O projeto começou visando solucionar os problemas de conectividade, implantando uma rede focalizada na região metropolitana de Natal, onde já existia uma primeira rede, que funcionava desde 2008, mas a gente deveria procurar ampliar a cobertura de acesso à internet, chegando a mais escolas, e prover realmente uma banda larga, uma velocidade de acesso que pudesse, minimamente, corresponder às necessidades dessas escolas”, afirmou o professor Sérgio Fialho. Também destacou a importância de formar um atendimento especializado em solução de problemas para os usuários, o qual é um diferencial do projeto, além do empenho em manutenção para que a rede continue funcionando.

Dario Medeiros, secretário Adjunto do GCTI, apresentou ao professor Fialho o projeto de expansão da rede própria da Prefeitura que prevê a utilização da estrutura de fibra ótica da Rede Giga Metrópole já existente na cidade, para conectar a estrutura da Prefeitura, que ainda não tem conectividade tais como: unidades da saúde, assistência social, praças públicas, ginásios de esportes, lagoas de captação bem como, utilizar a mesma estrutura para a realização de monitoramento eletrônico o que, foi de pronto aceito pelo professor Fialho avançarmos na parceria já firmada, entre a prefeitura e a UFRN para expansão da utilização da rede Giga Metrópole pela Prefeitura de Parnamirim que hoje já contempla a conexão de 60 escolas municipais e centros infantis desde Dezembro de 2016.

Estiveram presentes à reunião o secretário Chefe do Gabinete Civil Wolney França e Marcus Barros, secretário Administrativo do Pop-RN.

SOBRE A REDE

Rede Giga Metrópole, projeto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que realiza conexão de internet de alta velocidade para mais de 300 escolas públicas municipais e estaduais da região metropolitana de Natal.

A Rede Giga Metrópole foi desenvolvida a partir de um estudo realizado no ano de 2012, pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com o PoP-RN (Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa em nosso estado), sobre a situação de conectividade com a Internet das escolas públicas da região metropolitana de Natal.

Esse estudo revelou que, das 630 escolas visitadas, aproximadamente a metade não possuía qualquer acesso à rede e, dentre as que possuíam, uma porcentagem mínima considerava satisfatória a velocidade de acesso, cuja média era 370 kbps. Frente a este cenário, houve uma iniciativa conjunta do IMD, UFRN, Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação, visando resolver o problema de conectividade dessas escolas públicas.

.

Postado Por: Yara Okubo