Secretária de Educação faz palestra na Escola Costa e Silva - 14/09/2017

É mais do que certo que para transformar o mundo pela Educação, a família e a escola devem andar juntas. Aliás, este princípio está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Pensando nisso, a Escola Municipal Arthur da Costa e Silva realiza hoje (14), o seu 2º Encontro com os Pais, o que antes era comemorado como o Dia da Família.

Além de pais e docentes, participam desta programação, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique, pela manhã, e a promotora Isabelita Garcia, à tarde.

“Temos como meta comum com as famílias, a Educação dos nossos alunos. É preciso reforçar que os valores que se aprendem em casa são essenciais. E que a escola entra como uma parceria de grande valor neste processo”, conta a Secretária Francisca Henrique, em sua palestra sobre participação da comunidade escolar e cidadania.

Silvana Santos, mãe de Maria das Vitórias, matriculada no 4º Ano A, entende que é importante esse laço afetivo e de vivência com o cotidiano escolar. “Caminhar ao lado dos professores, acompanhando de perto o desenvolvimento dos nossos filhos, ajuda para que seja feito um trabalho sério e que dê resultados na Educação, disse Silvana.

A gestora escolar Íris Karine exalta a participação dos pais na escola. “Aqui, há pais muito envolvidos com o projeto pedagógico da escola. Eles acompanham, participam de atividades e valorizam as programações. Nosso desafio é aumentar cada vez mais, esta participação”, disse a diretora da Escola Costa e Silva.

A coordenadora pedagógica Fátima Santos explica que esse momento é muito significativo para a escola. “Estamos todos juntos no sonho da construção dos valores na conquista da cidadania. Cada nova realização, cada parceria, reforça este projeto”, disse Fátima.

Ter conhecimento do processo pedagógico e participar da elaboração das propostas educacionais é um direito das famílias e uma orientação que as escolas devem seguir, criando espaço para aproximar da dinâmica escolar, os responsáveis pelos alunos.

“É nossa obrigação é construir este vínculo, lançando as boas sementes que nos trarão os melhores frutos da cidadania e de uma sociedade melhor”, encerrou a diretora Íris Karine.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior