Educação e Cidadania marcaram o Desfile Cívico realizado hoje (05) - 05/09/2017

A Parnamirim que se viu hoje (05) no Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil, realizado no Parque Aristófanes Fernandes, tem um mesmo propósito, bem representado pelo tema do evento: “Família, Educação e Cidadania, por uma Escola Humanizada”.

Por onde quer que a vista alcançasse, os valores cívicos, morais, éticos e de cidadania estavam traduzidos em cores, sons e movimentos, levando o público presente a avançar no sonho de uma sociedade mais justa.

Dezenas de servidores vestiam a camisa do “Setembro Cidadão”, que vai conduzir a cidade ao Trampolim da Cidadania, tema destacado em faixa na abertura do desfile.

No palco montado em frente ao Tattersal da ANORC – Associação Norte Riograndense de Criadores, autoridades da Prefeitura, Câmara Municipal, do Poder Judiciário e Militares assistiram ao desfile das bandas marciais, militares e da representação da Saúde e da Assistência Social do município.

“Este momento comemora a cidadania que se fortalece com a ideia de uma escola humanizadora, favorecendo o diálogo e o espírito crítico. Nossa gestão pretende cuidar dos parnamirinenses, não apenas por meio da Educação, mas também, com o esforço de todos os nossos órgãos e secretarias”, disse o Prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira.

Ao todo, dezesseis escolas da rede pública municipal de ensino, dois Centros Infantis e três escolas de ensino privado participaram do evento, ao lado de representações do Exército, Marinha e Aeronáutica, Polícia Militar do RN, policiais do 3º Batalhão da PM, Comando da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Clube dos Desbravadores, Escoteiros e dos Pré-militares da Força Delta.

“Aqui, alunos, pais, professores e a Prefeitura renovam a crença nos homens, na sociedade e no país, para garantir a Educação como um direito de todos, por meio de várias parcerias que temos celebrado com esta finalidade”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

A SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social fez bonito no desfile, com suas comissões, como o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O esporte não foi deixado de lado nas comemorações. O Programa Mais Educação mostrou Karatê, Judô, Capoeira e o PROFESP – Programa Forças no Esporte, mostrou como a Educação tem caminhado de mãos dadas com a Marinha e a Aeronáutica, para desenvolver o esporte cidadão junto as crianças e jovens do município.

A Orquestra Trampolim da Vitória, da Fundação Parnamirim de Cultura, participou da abertura e do encerramento do evento, com sua habitual sensibilidade e talento. Momentos musicais também foram protagonizados por bandas militares e marciais das escolas.

Cinquenta Policiais Militares reforçaram a segurança do Parque durante o desfile, que teve o apoio de vinte agentes municipais de trânsito para o tráfego no seu entorno. Pelo menos seis mil pessoas compareceram, fazendo deste, um Desfile Cívico para marcar uma nova história em nosso município.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior