Escolas celebram folclore brasileiro com mostra cultural - 28/08/2017

Neste mês de agosto, a irreverência, movimento e as lendas do folclore brasileiro, comemorado em todo o país no dia 22, dão uma mostra da riqueza da cultura nacional nas escolas públicas da rede municipal de ensino.

Os pátios das escolas ficam tomados por danças indígenas, boi bumbá, sacis, curupiras, contos de autores folcloristas como Câmara Cascudo, além de tradições e culinárias do interior do país.

Na Escola Municipal Professora Ivanira de Vasconcelos Paizinho, por exemplo, o grupo Xaxado de Parnamirim abriu as festividades na manhã de hoje (31), seguidos por dança, peças teatrais, feira de mangá e muita fantasia nos trajes usados pelos alunos.

o III Festival de Cultura Popular da Escola Ivanira Paisinho reuniu alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. "Celebrar a cultura popular é um modo de preservá-la e enriquecê-la", disse o gestor escolar Alcymar Miguel, sobre a programação conduzida pela Coordenadora Jane Carla.

Na Escola Municipal Manoel de Paiva, em Passagem de Areia, a III Mostra Cultural reuniu duzentos alunos do 1º ao 5º Ano  para celebrar o folclore. A programação teve a presença do cordelista Geraldo Tavares. Houve exposição de brinquedos e brincadeiras antigas, medicina popular e um alerta pela preservação da Amazônia.

A mediadora de leitura Jarlene Carvalho exaltou a participação dos alunos. "Toda a programação envolve conhecimentos literários e contação de histórias", disse Jarlene.

A gestora escolar Soraya Sales elogiou a participação da comunidade escolar. "Por meio de mostras culturais que celebram o Folclore, a escola se aproxima e se conhece mais. Parabéns a todos pela programação", encerrou a gestora Soraya.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior