Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde promove ação para orientar sobre os riscos causados pelo cigarro - 29/08/2017

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 31, grupos de oito unidades que desenvolvem o programa “Deixar de fumar sem mistério” participaram de uma ação hoje, 29, na Praça Paz de Deus com o objetivo de orientar os parnamirinenses sobre os riscos causados pelo cigarro.

Gabriel Brehme, coordenador do programa explica que essa atividade com os grupos é uma forma de chamar a atenção da população para um assunto tão importante. De acordo com dados do Ministério da Saúde 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo e mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano.

Parnamirim tem hoje oito grupos distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que desenvolvem um trabalho com multiprofissionais para auxiliar as pessoas deixarem de fumar. Josinaldo Júnior da Silva, 36, entrou no grupo de Passagem de Areia há cinco semanas e já nota diferença em relação ao vício dele. “Antes fumava até uma carteira por dia, hoje fumo no máximo três cigarros por dia. Mas, quero deixar de vez”, disse.

Maria José da Silva do Nascimento, 68, fumava duas carteiras de cigarros por dia. “Tenho fé que um dia eu paro. As reuniões do grupo de Passagem de Areia tem me ajudado muito. Reduzi muito e tem dias que fumo um cigarro”, disse a dona de casa.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM - Ana Karina Amaral

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+