UBS de Parque Industrial realiza mutirão de exames - 26/08/2017

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), realizou um mutirão de exames da saúde da mulher. As pacientes foram atendidas na Unidade Básica de Saúde do Parque Industrial. No local foram realizados exames de mama, preventivo e testes rápidos de HIV e sífilis. Além dos exames a unidade desenvolveu palestras educativas de saúde e falou sobre o combate a violência doméstica. A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás.

O Prefeito Rosano Taveira explicou que o mutirão é uma forma de aproximar os exames da população "A saúde é fundamental, mas infelizmente nem todos possuem tempo de agendar exames durante a semana. Com o mutirão o acesso aos exames fica mais prático para a população", afirmou.

O diretor da UBS, Rodrigo Lamec, explicou que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento das doenças "Na luta contra o câncer o tempo é primordial. Os exames periódicos são fundamentais para que as doença sejam combatidas no início, quando as chances de cura são maiores", disse. O auto-exame das mamas deve ser realizado mensalmente e o preventivo anualmente.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no ano de 2016 foram detectados 596 mil novos casos da doença. Dona Marli Rodrigues, moradora do Parque Industrial, tem histórico de câncer de mama na família, por isso não descança quando o assunto é saúde "Minha mãe faleceu de câncer, por isso estou sempre realizando meus exames. Saúde é a prioridade", explicou.

Os testes são desenvolvidos diariamente na cidade. Os pacientes interessados devem procurar uma unidade de saúde e realizar o agendamento do procedimento. Os testes rápidos são realizados sem a necessidade de agendamento e o resultado é divulgado em até 15 minutos. Ao fim do encontro as pacientes receberam com kit com preservativos e um folheto com informações sobre as doenças e formas de tratamento.

Postado Por: Ananda Braga Figueiredo