Parnamirim enfrenta a violência doméstica e familiar - 25/08/2017

A cada 2 segundos uma mulher é vítima de agressão no Brasil e 52% da população feminina não presta queixa. Para discutir o assunto foi realizado na manhã de hoje, 25, no Fórum Otávio Gomes de Castro o 2º. Seminário de Enfrentamento à Violência Domestica e Familiar de Parnamirim, que encerra a Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa.

Além de debater sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação em Parnamirim, o público foi orientado sobre o fluxo da rede de atendimento a essas vítimas. Andréia Farias, do CREAS, explicou que ao sofrer uma violência, a mulher deve procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para o registro da ocorrência e o encaminhamento da vítima para a Unidade de Pronto Atendimento, quando houver necessidade. “Quando essa vítima não tem onde se abrigar ou está correndo risco de morte a encaminhamos para a Casa Abrigo Clara Camarão”, disse.

Em todo esse processo de atendimento, a mulher vítima de violência em Parnamirim recebe atenção psicológica, jurídica e social. Nos casos de denúncia, as pessoas devem ligar para 180, número disponibilizado pelo Ministério Público que funciona 24 horas.

Durante o Seminário, a vice-prefeita Elienai Cartaxo elogiou a parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e o Judiciário em relação às ações de enfrentamento à violência doméstica. “Quero informar aqui uma boa notícia para Parnamirim. O nosso prefeito sancionou a Lei que cria o programa de conscientização Maria da Penha nas Escolas que visa justamente impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher”, disse.

O programa foi criado pela Lei Ordinária 1.826, de 8 de agosto de 2017 e está sendo executado pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), através de palestras, folhetos, gibis, livretos, feiras, cartazes e cordéis.

O desembargador Amauri Moura Sobrinho, representou a presidência do Tribunal de Justiça, e disse estar honrado em participar de um evento tão importante como esse Seminário. “Parnamirim pode contar sempre com o TJ em iniciativas como essa”, disse informando que ao longo da Semana Nacional foram realizadas 180 audiências entre Natal e Parnamirim de processos sobre violência doméstica.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da OAB/N, Paulo Coutinho, Daivis de Oliveira Marques, a diretora do Fórum Iuna Rosado, a defensora pública Gabriela Ribeiro, a delegada Ana Alexandrina Gadelha, a secretária adjunta Kátia Cristina Soares e Andréia Farias, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

SERVIÇO:

DISQUE DENÚNCIA