Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Trabalho do NASF de Parnamirim é referência para o Rio Grande do Norte - 24/08/2017

O trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nas unidades básicas de Parnamirim servirá de modelo para que outras cidades implantem as mesmas estratégias. As equipes capacitarão os servidores no PAX Clube, em Parnamirim no próximo dia 6 de setembro, a partir das 8 horas. O convite partiu da Secretaria Estadual de Saúde.

Flávia Medeiros de Azevedo, nutricionista e gerente do NASF, explica que as equipes formam grupos para desenvolver as atividades com os pacientes. No total são 5 equipes do NASF com assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e educadores físicos. E os grupos são diversos como o de idosos, combate ao tabagismo, saúde mental, saúde na escola e gestantes.

“O grupo de cuidados com os obesos é onde os resultados são mais visíveis. Vinte e seis de nossos pacientes já foram cirurgiados e estão vivenciado a reeducação alimentar”, disse a nutricionista Flávia Azevedo.

Na manhã de hoje, 24, profissionais do NASF estiveram no Centro Infantil Ivone Maria, no Centro, para desenvolver com as crianças um trabalho de conscientização sobre alimentação saudável, que integra o programa Saúde na Escola. “Trabalhar com crianças exige o lúdico e por isso estamos abordando o tema com o auxílio do teatro de fantoches. Temos que falar a linguagem deles para se fazer compreender”, disse a nutricionista Fernanda Eloah P. Aranha Pinto.

 

CUIDADOS COM OS OBESOS

O NASF tem um trabalho gratificante na UBS da Liberdade. Os encontros são quinzenais com pacientes do grupo pós-cirurgia bariátrica que precisam fortalecer o emocional e aceitar a reeducação alimentar. Uma equipe multiprofissional com psicólogo e nutricionista, farmacêutico e terapeutas são o apoio necessário às pacientes.

 

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+