Professores têm primeira aula presencial em curso EaD da SEMEC - 23/08/2017

Professores dos laboratórios de Informática de escolas públicas da rede municipal de ensino tiveram hoje (23) sua primeira aula presencial por meio da inovadora plataforma de Educação a Distância - EaD, criada pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no endereço virtual www.eadparnamirim.com.br.

A aula para o curso de Hardware - Rede e Manutenção de Laboratório de Informática tem o objetivo de, através de noções básicas, garantir que sejam resolvidos pequenos problemas de hardware no dia a dia, para os usuários dos laboratórios de Informática nas escolas.

Atualmente, quando diagnosticam problemas de hardware nos seus laboratórios de Informática,  as escolas os encaminham para o núcleo de estagiários do GCTI - Grupo de Ciência e Tecnologia, instalado na própria SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Na prática, é assim: as escolas abrem um chamado de ocorrência, protocolam a necessidade do serviço e aguardam o período de alguns dias para a resolução dos problemas. Mas, tudo isso vai mudar, para ficar mais simples.

"Essa mudança, com esta capacitação oferecida pela SEMEC, irá conferir praticidade, economia de tempo e de gastos na resolução destes problemas, além de desburocratizar o seu processo", comenta o Coordenador do Proinfo em Parnamirim, Paulo Gomes.

O curso tem 40 horas, sendo metade dele, na modalidade presencial, já que os professores têm que manusear ferramentas e equipamentos informáticos.

Patrícia Castro, professora do laboratório de Informática da Escola Irene Soares, foi uma das participantes de hoje desse momento histórico para a Educação em Parnamirim, com a primeira aula presencial do primeiro curso oferecido na modalidade Educação a Distância, ministrada pelo tutor Pedro Lemos.

"Foi excelente, tanto a parte teórica como a prática. Quero fazer outros cursos depois deste, porque é muito proveitoso para nosso trabalho e nosso currículo", disse a professora Patrícia Castro.

NOVOS CURSOS VIRÃO POR AÍ

De acordo com a técnica Russiane Costa, na semana que vem, serão abertas inscrições para novos cursos que passarão a ser oferecidos, dentre eles, o de Escola Sustentável, o de Webquest para escolas e o de Gestão Democrática - Espaço de Diálogo e Participação.

"Um fator interessante é que só vão poder concorrer às eleições para gestores escolares que estão sendo planejadas, os professores que tiverem feito esse curso de gestão que o Proinfo vai oferecer, na modalidade a distância", explica Russiane Costa. "É um modo de avaliar e capacitar esse candidato à gestão escolar", explica a técnica do Proinfo.

"É um momento de inovação. A SEMEC quer oferecer a cada professor, dentro da sua rotina de atividades, a possibilidade de se capacitar na modalidade Educação a Distância. Estaremos avaliando os cursos em andamento para oferecer sempre oportunidades mais específicas e melhores", encerrou o Coordenador Paulo Gomes.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior