UBS Liberdade fará campanha antitabagismo na Praça Paz de Deus - 21/08/2017

A Unidade Básica de Saúde no bairro Liberdade realizou na manhã de hoje (21), um trabalho de prevenção e tratamento ao tabagismo,  reunindo aproximadamente 30 pessoas para um encontro de orientação e acompanhamento a pacientes, o que acontece semanalmente.

Na ocasião, o Coordenador do programa "Deixar de fumar sem mistério", Gabriel Brehme, antecipou que haverá uma grande ação pública para o próximo dia 29/08, mobilizando a população para a causa, na Praça Paz de Deus. "Será no Dia Nacional de Combate ao Fumo", explicou Gabriel, reforçando o convite à comunidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das suas oito Unidades Básicas de Saúde, tem trabalhado a prevenção e o tratamento ao tabagismo para grupos de indivíduos que desejam deixar de ser fumantes. "É um pilar da gestão municipal o cuidado com cada parnamirinense, atendendo às suas necessidades e temos priorizado este olhar sobre a saúde de cada cidadão", disse o Secretário Municipal de Saúde, João Albérico.

Uma das pessoas que recebe esse tratamento humanizado é Josefa Nepomuceno. "Deixei de fumar no dia 03 de janeiro desse ano, com ajuda desse grupo maravilhoso", disse Josefa, que convenceu seu marido, Bento Neto, a participar hoje da sua primeira reunião de apoio. "Já venho evitando o cigarro, tenho fumado cinco a menos por dia", diz o paciente Bento.

O NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, no bairro Liberdade, dá orientações a estes pacientes com serviços de Nutrição, Psicologia, Farmácia e Assistência Social. Além disso, o grupo de pacientes recebe medicamento semanal de combate ao tabagismo.

Márcia Maria começa hoje o tratamento anti-tabagismo na UBS Liberdade. "É apenas o primeiro passo. Vou tomar o medicamento e não vou faltar para a avaliação no próximo encontro", disse a paciente. O grupo volta a se reunir na próxima segunda-feira (28), às 08h30, na UBS Liberdade.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior