Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Secretaria de Saúde apresenta PPA Participativo na manhã de hoje (17) - 17/08/2017

Começou hoje (17) mais uma série das apresentações do Plano Plurianual Participativo - PPA, no Auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo. Pela manhã, o foco foi sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde a primeira hora da programação, o auditório Clênio José ficou lotado, o que mostra o interesse dos técnicos, servidores da saúde e cidadãos em acompanhar o que a gestão municipal, por meio da  SESAD, planeja para a saúde do município, no período que vai de 2018 a 2021. 

Dentre as medidas anunciadas, está a construção de um bloco cirúrgico e Casa da Gestante, além da ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, para a Maternidade do Divino Amor, bem como a construção de um Centro Municipal de Reabilitação para pessoas com deficiência.

"Estaremos concentrando esforços para oferecer novos serviços de saúde, garantindo e melhorando os que já estão em vigor, para que cada parnamirinense receba um cuidado de excelência", explica o Secretário Municipal de Saúde, João Albérico.

O PPA participativo contempla investimentos para o fortalecimento das Redes de Urgência e Emergência nas Unidades de Pronto Atendimento, o fortalecimento da Rede de Atenção psicossocial e a a Rede Cegonha, além da implementação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Será investido no programa de requalificação das unidades básicas de saúde, o Requalifica UBS, além da manutenção e ampliação dos Programas de Saúde Bucal e também Saúde Prisional.

Haverá recursos destinados para a operacionalização das ações de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, de zoonoses e controle de doenças por vetores.

O município vai ampliar a política de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatites virais, todos os cuidados referentes à Saúde do Trabalhador e à Assistência Hospitalar e Ambulatorial de Alta Complexidade do SUS - Sistema Único de Sáude.

Fica acertada a ampliação e manutenção do Programa Agentes Comunitários de Saúde, Consultórios de Rua, Equipes Saúde da Família e o Fortalecimento da Rede de Atenção Básica.

As ações da SESAD para o PPA Participativo também contemplam, por exemplo, a implantação e manutenção dos polos de Academias de Saúde, que funciona com a implantação de espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, em articulação com programas como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. 

Além disso, a SESAD irá investir na Implementação de uma Política de Alimentação e Nutrição, o que irá prevenir problemas com a saúde da população, através de recursos do FAN- Financiamento de Alimentação e Nutrição, oriundo do Ministério da Saúde.

Dentre outras medidas tomadas em conjunto com a população para o planejamento da SESAD no PPA participativo, estão  o fortalecimento da política de regulação de exames e cirurgias eletivas e da Assistência Farmacêutica Básica. 

Hoje à tarde, a partir das 14h00, também no Auditório do Centro Administrativo, haverá a apresentação do PPA Participativo referente às ações da SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+