UBS Liberdade atende grupo pós-cirurgia bariátrica - 18/08/2017
Uma tenda de contos de dor, amor e alegria foi montada na UBS de Liberdade para atender os pacientes do grupo pós-cirurgia bariátrica que precisam fortalecer o emocional e aceitar a reeducação alimentar. Uma equipe multiprofissional com a psicóloga Jurema Marinho, a nutricionista Jane Cleide Constantino, farmacêutico e terapeutas dão o apoio necessário às pacientes.
Os encontros são quinzenais. E, nesses momentos a emoção flui com o relato de dores, superações e conquistas. Foi o caso de Simone Cris dos Santos, 36, moradora no Jardim Aeroporto. “Fiz a cirurgia há 5 meses e de 167 quilos baixei para 117. Me libertei. A cirurgia bariátrica para nós representa um renascimento”, disse emocionada.
A professora Elisângela Silva da Costa iniciou seu depoimento impactando: “Somos obesos. Passamos pela cirurgia, mas continuamos com a cabeça de obesos”, disse a paciente que integra o grupo da UBS de Liberdade. A psicóloga Jurema Marinho explica que as pacientes necessitam de acompanhamento não apenas antes da cirurgia, mas principalmente depois do procedimento. “Hoje, oferecemos suporte a dez mulheres que se reúnem conosco uma vez por quinzena e aqui expõem suas angústias, ansiedades e recebem a orientação que necessitam”, disse Jurema Marinhos.
Maria Keila, 36, moradora no bairro da Liberdade, mãe de dois filhos se submeteu à cirurgia bariátrica há quatro meses e perdeu 18 quilos. “Cheguei a 128 quilos, enfrentei oito anos de depressão, muitos remédios para controlar a doença e muita humilhação. Hoje, sou outra mulher. Eu realmente me amo”, concluiu.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM - Ana Karina Amaral