Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Cine Teatro lota em dia de Ação Literária com autores potiguares - 16/08/2017

Dá para imaginar um auditório com mais de quinhentos alunos na inquieta faixa etária entre 11 e 16 anos, ávidos por ouvir e acolher as palavras de escritores potiguares? Foi isso que aconteceu na manhã de hoje (16), durante o Ação Leitura 2017, no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva. A programação retorna às 14h.

Quem seduzia a plateia com poemas e crônicas eram os escritores Carlos Fialho e Carito Cavalcanti, convidados do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura". À tarde, a programação da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura terá a participação dos escritores Márcio Benjamin e Regina Azevedo.

Carlos Fialho comentou sobre seu livro Crônicas na Escola, entre outros. "Falamos sobre regionalismos, machismo, consumismo, instigando e provocando reflexões cotidianas, sempre de modo fácil e divertido", disse o escritor a uma plateia que já conferiu seu título nas bibliotecas escolares.  

Ao envolver os alunos numa espécie de stand up poético, Carito Cavalcanti compartilhou sobre o sentimento que o move a escrever. "As maiores angústias e as maiores alegrias alcançam a página em branco. A obra tem autonomia para ser reinterpretada a partir daí, afinal, quem tem que fazer sentido é soldado", disse, se referindo à máxima do poeta Mário Quintana.

A coordenadora do Rio de Leitura, Angélica Vitalino, mostrou-se impressionada com a adesão da juventude à programação literária. "Percebemos que não são apenas jogadores de futebol, blogueiros ou youtubers que fazem a cabeça deles. Esses alunos querem ler, querem conhecer os escritores e suas obras, é um ótimo momento", disse Angélica.

O youtuber Jonathan Santos concorda com Angélica. Aluno do 8º Ano da Escola Augusto Severo, ele elogiou o evento. "Nossa mediadora de leitura apresentou à turma, as crônicas de Carlos Fialho, gostamos muito de conhecê-lo e também sermos apresentados hoje à obra de Carito Cavalcanti", comentou Jonathan.

A mediadora de leitura a quem o aluno Jonathan fez referência é Celi Menezes. "Não é fácil estimular a leitura entre adolescentes, com tanta informação como concorrência. Mas, começamos pelos poemas, cordéis, crônicas, histórias populares, até alcançarmos as obras literárias mais complexas", comemorou a mediadora Celi.

A Secretária de Educação, Francisca Henrique, dirigiu suas palavras aos jovens alunos. "Vocês são a nossa esperança de uma sociedade mais justa, um mundo melhor. E a Literatura é um dos caminhos mais importantes para esta transformação", disse a Secretária.

Participam da programação as escolas municipais Augusto Severo, Erivan França, Nestor Lima, Luiz Maranhão, Maria do Céu, Silvino Bezerra, Francisca Fernandes, Alzelina Valença, Eduardo Gomes, Sadi Mendes, João Gomes, Maria Francinete, Josafá Machado, Francisca Bezerra e Maura de Morais.

E ainda, as escolas estaduais Antônio de Souza e Antônio Basílio. A programação, com direito à mesa de autógrafos, tem a parceria da Editora Jovens Escribas, que está promovendo o encontro com a presença dos autores, convidados pelo Rio de Leitura que banha nosso muncípio.

  


   
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+