Projeto que trabalha o cordel nas escolas divulga novidades - 10/08/2017

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura mantém um trabalho de valorização dos nossos autores literários, poetas e cordelistas, por meio de vários projetos desenvolvidos em salas de aula e bibliotecas escolares.

Um desses é o Projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula, direcionado aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental e que acontece semestralmente. Criado em 2006, por iniciativa do professor e poeta cordelista José Acaci, o projeto já assistiu a aproximadamente dois mil alunos.

No próximo dia 16/08 acontecerá o encerramento do projeto, fechando o ciclo do primeiro semestre de 2017. Será na na Escola Municipal José Fernandes.

Neste segundo semestre de 2017, o projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula será aplicado nas seguintes escolas municipais: Eva Lúcia, Maria Saraiva, Alzelina Fernandes e Presidente Costa e Silva.

Durante a semana em curso, a comunidade escolar no bairro de Nova Esperança foi especialmente enriquecida com a realização deste projeto na Escola Maria de Jesus Medeiros Lima, durante o turno matutino, na última terça (08).

"Foi um momento muito importante para os alunos. Acaci já esteve presente na escola outras vezes, trata-se de um excelente professor e cordelista. Os alunos gostam de suas apresentações e aprendem muito quando ele vem à escola", conta o vice-diretor da Escola Maria de Jesus, Severino dos Ramos.

Além da Escola Maria de Jesus, o projeto já atendeu, no primeiro semestre, às escolas municipais Íris de Almeida, Professora Enedina e José Fernandes.

"O objetivo principal é o incentivo à leitura através da literatura de cordel e da música nordestina, com destaque para o coco, o forró e o xote", explica José Acaci.

Durante o processo os alunos estudam a métrica e a rima da poesia popular e, ao final do projeto, acontece o lançamento de um folheto de cordel produzido pelos próprios alunos.

Cada encerramento é uma festa de cordel, música e poesia, e tem a participação de toda a comunidade escolar, inclusive pais e mães de alunos, que são convidados a assistir seus filhos em momento de destaque.

As escolas que se interessam pelo projeto devem fazer um pedido escrito, direcionado à Coordenadoria Técnico-pedagógica da SEMEC e aguardar a resposta à solicitação.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior