Fórum Nacional no Ceará debate Educação Básica e evasão escolar - 10/08/2017

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique, representa o município de Parnamirim no 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que começou na última segunda-feira (07) e acontece até amanhã (11) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

O evento é realizado pela Undime - União dos Dirigentes Municipais de Educação e tem a participação de representantes do Ministério da Educação, Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância e outros grandes atores no cenário da Educação nacional.

"A Unicef está presente com a busca ativa de crianças que estão fora da escola. Este problema representa um prejuízo para a sociedade, porque elas ficam mais vulneráveis a doenças, violência e vícios", explica a titular da SEMEC, a respeito da campanha "Fora da Escola,não pode!", enfatizada no Fórum da Undime.

A Secretária Francisca Henrique pondera sobre os debates do Fórum em torno da missão da Educação no município.  "Setenta e cinco por cento da Educação Básica em Parnamirim é de responsabilidade da gestão do município, o que configura um grande desafio e responsabilidade".

"O Ministério da Educação expôs através de sua secretaria executiva, que 57% do seu orçamento é destinado exclusivamente às Universidades e Instititutos Federais e a demanda da Educação Básica é gigante, pois envolve merenda, transporte, fardamento, além da Educacão formal", explica a Secretária da SEMEC.

"De acordo com dados do FUNDEB, houve perda na arrecadação da receita destinada à Educação Básica no período de 2014 a 2016, mesmo com aumento da demanda no setor, mas há expectativa de crescimento para 2018", explica a Secretária Francisca Henrique.
O Fórum ainda aponta cenários para o futuro. De acordo com Francisca Henrique, "para 2018, o grande desafio é a implementação da BNCC - Base Nacional Curricular Comum".

"Em termos gerais, este fórum impactará  numa educação de qualidade, em consonância com as políticas nacionais. Parnamirim está no caminho certo. O foco é trabalhar com parcerias entre as secretarias do município, numa grande rede intersetorial a favor da Educação, encerra a Secretária de Educação, Francisca Henrique.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior