Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola Neilza Gomes recebe hoje (03) a visita do ilustrador Veríssimo - 03/08/2017

Alunos da Escola Municipal Neilza Gomes de Figueiredo, no bairro Jardim Planalto, receberam hoje a visita do quadrinista e ilustrador José Veríssimo, a convite da professora mediadora de leitura, Gracileide Oliveira.

Dava pra ver a alegria dos alunos diante do convidado, que fez ilustrações ao vivo e ao lado da sua filha, Ju Veríssimo, falou sobre o primeiro livro produzido em colaboração entre eles: a obra Marieta apresenta uma avó divertida e ousada, inspirada na mãe do autor.

"Nós fizemos o roteiro juntos e a Ju fez a colorização", disse o ilustrador, que tem várias obras publicadas, também em coletâneas, inclusive a obra "Parnamirim em Quadrinhos".

Veríssimo também é professor nas escolas municipais Íris de Almeida e Francisca Bezerra. "É uma honra ter esse momento com as crianças, ouví-las, vê-las sonhando em despertar para a leitura, através de textos e ilustrações", disse o ilustrador.

Mas, não foram apenas as crianças que aprovaram a programação fomentada pelo projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura". Suenisfran da Silva, pai da aluna Mariana Jéssica, do 3º Ano, disse que é a terceira vez que participa de encontros com escritores na escola e elogia a iniciativa.

"Hoje, voltei a sonhar com o tempo em que eu desenhava na adolescência. É muito importante para essas crianças essa inspiração, essa identificação com o universo da literatura", disse o pai Suenisfran.

Maria Clara, do 3º Ano, disse que gostou muito de conhecer o livro Marieta. "Ela é tão divertida! Gostei de várias passagens dessa história, que mistura tempos antigos e atuais, da avó e da neta. As ilustrações são muito bonitas e coloridas", opinou a aluna.

A aluna Ingrid Ellen, do 4º Ano, disse que o momento que mais gostou foi quando viu Veríssimo fazer uma ilustração ao vivo da vó Marieta. "Foi incrível, eu gostaria de aprender a ilustrar histórias assim", disse.

O Professor Geraldo Tavares, da equipe do Rio de Leitura, ressalta que essa programação mostra a amplitude do alcance da literatura, que vai desde obras mais complexas até a sofisiticação dos quadrinhos.

"Assim como a Ju Veríssimo teve a inspiração do seu pai para referenciar seu envolvimento e trabalho com a literatura, hoje, esses alunos compartilham dessa mesma inspiração. É nesse período da infância que grandes sonhos começam", comentou o professor Geraldo.

O técnico do Rio de Leitura disse ainda, que esses alunos, estão tendo a oportunidade de aprender não apenas sobre a literatura em si, mas, se tornarem bons cidadãos, pessoas de valor, devido à formação que essas programações oferecem. 

"Independentemente das escolhas profissionais que fizerem, estejam ou não ligadas diretamente à literatura, esses alunos estão sendo ensinados a serem boas pessoas, bons profissionais onde estiverem, o que também é lastro do nosso projeto Rio de Leitura", encerra Geraldo Tavares.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+