Escola Neilza Gomes recebe hoje (03) a visita do ilustrador Veríssimo - 03/08/2017
Alunos da Escola Municipal Neilza Gomes de Figueiredo, no bairro Jardim Planalto, receberam hoje a visita do quadrinista e ilustrador José Veríssimo, a convite da professora mediadora de leitura, Gracileide Oliveira.
Dava pra ver a alegria dos alunos diante do convidado, que fez ilustrações ao vivo e ao lado da sua filha, Ju Veríssimo, falou sobre o primeiro livro produzido em colaboração entre eles: a obra Marieta apresenta uma avó divertida e ousada, inspirada na mãe do autor.
"Nós fizemos o roteiro juntos e a Ju fez a colorização", disse o ilustrador, que tem várias obras publicadas, também em coletâneas, inclusive a obra "Parnamirim em Quadrinhos".
Veríssimo também é professor nas escolas municipais Íris de Almeida e Francisca Bezerra. "É uma honra ter esse momento com as crianças, ouví-las, vê-las sonhando em despertar para a leitura, através de textos e ilustrações", disse o ilustrador.
Mas, não foram apenas as crianças que aprovaram a programação fomentada pelo projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura". Suenisfran da Silva, pai da aluna Mariana Jéssica, do 3º Ano, disse que é a terceira vez que participa de encontros com escritores na escola e elogia a iniciativa.
"Hoje, voltei a sonhar com o tempo em que eu desenhava na adolescência. É muito importante para essas crianças essa inspiração, essa identificação com o universo da literatura", disse o pai Suenisfran.
Maria Clara, do 3º Ano, disse que gostou muito de conhecer o livro Marieta. "Ela é tão divertida! Gostei de várias passagens dessa história, que mistura tempos antigos e atuais, da avó e da neta. As ilustrações são muito bonitas e coloridas", opinou a aluna.
A aluna Ingrid Ellen, do 4º Ano, disse que o momento que mais gostou foi quando viu Veríssimo fazer uma ilustração ao vivo da vó Marieta. "Foi incrível, eu gostaria de aprender a ilustrar histórias assim", disse.
O Professor Geraldo Tavares, da equipe do Rio de Leitura, ressalta que essa programação mostra a amplitude do alcance da literatura, que vai desde obras mais complexas até a sofisiticação dos quadrinhos.
"Assim como a Ju Veríssimo teve a inspiração do seu pai para referenciar seu envolvimento e trabalho com a literatura, hoje, esses alunos compartilham dessa mesma inspiração. É nesse período da infância que grandes sonhos começam", comentou o professor Geraldo.
O técnico do Rio de Leitura disse ainda, que esses alunos, estão tendo a oportunidade de aprender não apenas sobre a literatura em si, mas, se tornarem bons cidadãos, pessoas de valor, devido à formação que essas programações oferecem.
"Independentemente das escolhas profissionais que fizerem, estejam ou não ligadas diretamente à literatura, esses alunos estão sendo ensinados a serem boas pessoas, bons profissionais onde estiverem, o que também é lastro do nosso projeto Rio de Leitura", encerra Geraldo Tavares.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM