Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Alunos do CMEI Ivone Maria aprendem práticas de alimentação saudável - 02/08/2017

Muitas crianças dão trabalho para comer alimentos saudáveis e nutritivos, mas, não resistem a comer doces e frituras. Para reforçar o cuidado dos pais com a alimentação dos pequenos, o Centro Infantil Municipal Professora Ivone Maria dos Santos, localizado no bairro Centro, tem realizado atividades educativas envolvendo alimentos e a alimentação.

Através de uma quintanda montada na escola, o Nível IV do turno mautino, com a Professora Keyla Suelly, teve contato com novos e variados tipos de frutas, legumes e verduras, enriquecendo o cardápio dos alunos.

"Essa metodologia permite a aplicação de conceitos como cores, formas, sabor, valorização do processo de produção do alimento, conhecimentos sobre o trabalho do homem do campo e muitos outros, como as propriedades de cada alimento", explica a diretora do CMEI Ivone Maria, Roselma Confessor.

A coordenadora do núcleo de Nutrição da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Danielle Coutinho, diz que esse trabalho é de grande valor. "As crianças passam a conviver e manusear alimentos saudáveis, fazendo a distinção dos industrializados, que têm excesso de sódio e causam problemas sérios de saúde", explica a nutricionista.

A falta de uma alimentação rica em nutrientes, somada a outros fatores psicológicos e ambientais, pode provocar ansiedade, depressão, obesidade ou anorexia, transtornos de humor e dificuldade de aprendizagem.

"Uma alimentação saudável favorece o sistema imunológico, pois vitaminas e sais minerais têm funções imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo", reforça a nutricionista Danielle Coutinho.

 Em outra atividade com produção de alimentação, o Nível IV do turno matutino do CMEI Ivone Maria manuseou legumes e verduras para fazer sua própria sopa. "Dessa maneira, os alunos descobrem formas, texturas e a alegria de se alimentar e preparar uma alimentação saudável", comenta a nutricionista Danielle.

"Essa valorização do cuidado com a saúde através da alimentação é imprescindível para a qualidade da aprendizagem em sala de aula e previne maus hábitos alimentares. Parabéns a todos do CMEI Ivone Maria pela iniciativa", conclui a Secretária Adjunta Municipal de Educação, Ana Lúcia Dantas.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+