UBS de liberdade promove encerramento do Julho Amarelo - 31/07/2017
A Unidade de Saúde de Liberdade realizou nesta segunda, 31, uma ação de encerramento da Campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais.
Na ocasião, a enfermeira Elly Vilane e o farmacêutico Carlos Dantas ministraram as palestras sobre prevenção e meios de contaminação das Hepatites Virais e Medicamentosas. Também foram disponibilizados testes rápidos de Hepatite C, vacinação contra Hepatite B, verificação de pressão arterial, atendimentos médicos e odontológicos.
De acordo com a psicóloga da Unidade, Jurema Marinho, além do trabalho com os pacientes, cerca de 740 pessoas participantes dos grupos de promoção à saúde e prevenção à doença também participaram das palestras e ações durante todo o mês. Jurema explicou que a vacinação e os testes rápidos vão continuar após a campanha.
O diretor da Unidade de Saúde, Artur Moura, falou da importância da ação. “É um trabalho muito importante, que pode resultar no diagnóstico precoce e principalmente prevenção. Ações preventivas de saúde, beneficiam a todos, representa economia para o município e principalmente qualidade de vida para população que evitará muitas doenças e contará com atendimento mais humanizado na saúde pública, pois também combate a superlotação nas Unidades”, explicou.
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando apresentam, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM