Setra e Conselho discutem sobre Mobilidade Urbana e meia passagem - 31/07/2017
O secretário de Trânsito, Marcondes Pinheiro, reuniu-se na manhã de hoje, 31, com integrantes do Conselho Intermunicipal de Trânsito e Transporte, no Centro Administrativo para discutir o plano de mobilidade urbana; regulamentação de uma lei municipal que garante a meia passagem aos estudantes nos interbairros; e Semana Nacional do Trânsito.
O primeiro assunto a ser tratado foi em relação ao Plano de Mobilidade Urbana, que encontra-se em fase de diagnóstico. E a apresentação desse diagnóstico foi feita pela equipe da Start Consultoria. Um dos dados apresentados foi em relação à mobilidade não motorizada, onde verificou-se que 44% da população de Parnamirim se desloca a pé ou de bicicleta. Ainda de acordo com o diagnóstico foi verificado que 33% dos parnamirinenses utilizam transporte coletivo, sendo 17% intermunicipal e 11% interbairros.
O sistema intermunicipal é gerido pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o que deixa o município em situação difícil no que diz respeito às decisões de alteração de linhas, rotas ou qualquer outra modificação. Levantamentos de transporte escolar, de frete, táxi e mototáxi também foram realizados pela Start e estarão disponíveis no site da Prefeitura de Parnamirim para que as pessoas possam consultar. Outra informação importante repassada foi em relação ao investimento no trânsito. Em 2013, Parnamirim investiu 0,43% e em 2016 o investimento foi de 0,52%.
A regulamentação da meia passagem para estudantes nos interbairros também foi apresentada pelo secretário de Trânsito Marcondes Pinheiro. Diante da necessidade de saber a quantidade de estudantes existente no município, ficou acordado que a Setra entrará em contato com a Secretaria de Educação para que os dados sejam apresentados na próxima reunião do conselho, prevista para a última segunda-feira do mês de agosto.
Por último, os integrantes do Conselho tomaram conhecimento sobre a Semana Nacional do Trânsito que deverá ocorrer de 18 a 22 de setembro e que prevê a realização de blitzen educativas e formatura da primeira turma do projeto Educação no Trânsito.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM