Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde intensifica vacinação preventiva às hepatites virais - 26/07/2017

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando neste mês de julho, a vacinação preventiva às hepatites virais nas 28 Unidades Básicas de Saúde do município.

É a campanha Julho Amarelo, uma orientação do Ministério da Saúde. "A vacinação contra as hepatites acontece o ano inteiro, nas UBS´s, mas, são intensificadas neste mês", comenta o Secretário Adjunto de Saúde, Henrique Eduardo.

A escolha do amarelo é porque esta é a cor que o paciente de hepatite costuma apresentar, quando sofre com o agravo.
Em algumas Unidades Básicas de Saúde, por questões de vulnerabilidade e maior notificação de ocorrências da hepatite na comunidade em seus entornos, haverá ações estratégicas.

É o caso da UBS em Jardim Planalto. Amanhã serão distribuídas cinquenta fichas, especificamente para a vacinação contra a Hepatite C, cujos sintomas são mais silenciosos.

"No entanto, o cidadão que precisar, deve saber que pode contar com o atendimento em todas as UBS´s do município, durante todo o ano, para orientações e tratamentos desses e outros agravos", conta o Secretário Adjunto de Saúde, Henrique Eduardo.

Parnamirim conta, ainda, com o SAE - Serviço de Atendimento Especializado, órgão da Secretaria de Saúde, instalado na  rua Brigadeiro Pessoa Ramos, N.º 31,  no bairro Cohabinal. É lá que os cidadãos podem encontrar tratamentos para agravos como as Hepatites, Sífilis e o vírus HIV.

As hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado. No Brasil, de acordo com o Ministério de Saúde, estima-se que mais de 3 milhões de brasileiros tenham o vírus da Hepatite C, sem saber nada a respeito.

Veja abaixo, uma descrição das cinco hepatites virais:

– Hepatite A tem o maior número de casos e tem a ver com condições de saneamento básico e de higiene. Existe vacina, mas a doença é uma infecção leve.
– Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, é principalmente transmitida por via sexual e contato sanguíneo. 
– Hepatite C, transmitida principalmente pelo contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. Não tem vacina e pode causar cancer de fígado, cirrose e morte.
– Hepatite D - ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E - causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva.
Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G, comum entre usuários de drogas e que também pode ser contraído durante a gravidez e por via sexual.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+