Prefeitura e OAB firmam parceria para o PROBEC e Setembro Cidadão - 13/07/2017

O Prefeito de Parnamirim reuniu autoridades do município na tarde de hoje (13) para assinar o convênio do PROBEC - Programa Brasileiro de Educação Cidadã, em parceria com a OAB/RN - Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte.

As ações do PROBEC terão início com o evento de lançamento do Setembro Cidadão, no dia 1º de setembro deste ano. Idealizado pelo Juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, o Setembro Cidadão planeja e executa iniciativas que ressaltam valores morais, éticos e cívicos, junto a diversos setores da sociedade.

Em Parnamirim, o público-alvo do Setembro Cidadão serão 220 alunos da Escola Municipal Limírio Cardoso D´Avila Filho, alvo de depredações que interromperam suas atividades em 2016. Eles serão acompanhados por 13 projetos sociais de setembro de 2017 a setembro de 2018.

Os alunos da Escola Límirio Cardoso estão distribuídos atualmente em 08 outras escolas do município: Escola Silvino Bezerra e Escola Jussier Santos, em Santa Tereza; Historiador Hélio Galvão, em Vale do Sol; Escola Cícero Melo e Escola Alzelina de Souza, em Rosa dos Ventos; Escola Francisca Fernandes, em Santos Reis; Escola Maria Fernandes Saraiva, em Bela Parnamirim;  Escola Luzanira Maria, em Passagem de Areia.

"Essa união, essa intersetorialidade em favor do desenvolvimento humano, é um sinal de incentivo à excelência no cuidado aos nossos alunos e cidadãos", disse a Secretaria Municipal de Educação, Francisca Henrique.

A Vice-Presidente da OAB/RN, Marisa Almeida, antecipou alguns dos temas a serem abordados pelo PROBEC: violência doméstica contra a mulher, alienação parental,, educação para direitos do consumidor e tributário. "Os alunos precisam entender que quando um patrimônio na escola sofre algum dano, esse será custeado pelos impostos pagos pelas suas próprias famílias, da sociedade", disse.

Lígia Limeira, uma das idealizadoras do projeto, demonstrou as melhores expectativas em desenvolver o Setembro Cidadão com a parceria da Prefeitura Municipal. "Nosso sonho é que Parnamirim se modifique de Trampolim da Vitória para Trampolim da Cidadania", disse a advogada Lígia. "O município que tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano do RN merece essa parceria", concluiu Lígia.

O Prefeito Rosano Taveira comemora a parceria com a OAB para a implantação do PROBEC e do Setembro Cidadão. Ao assinar o convênio ao lado das autoridades, o Prefeito demonstrou que a ação promove um dos pilares da sua gestão, o cuidado com cada munícipe.

"Vamos mudar a realidade social pela Educação. A Prefeitura disponibilizará seus recursos humanos e sua estrutura para o enfrentamento e, principalmente, a prevenção aos problemas causados pelas drogas e a violência em nossa sociedade", defende Taveira.

" Nesta tarde, damos início a um momento histórico em Parnamirim. A parceria com a OAB permitirá que seja realizado um trabalho social e educacional de grande valor para o município, que multiplicará e colherá seus frutos ao longo dos anos", concluiu Taveira.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior