Escola implanta metodologia inovadora em laboratório de informática - 10/07/2017

Educar na era da tecnologia da informação, também chamada de sociedade do conhecimento, é um desafio para os professores na escola pública. No que se refere ao uso das mídias disponíveis, é preciso estar aberto para as novidades, incentivando uma cultura de práticas pedagógicas inovadoras.

Na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, em Emaús, os professores do laboratório de Informática, Jaerton Carvalho e Adriano Araújo, propuseram aos alunos dos 4ºs e 5ºs anos, o trabalho de elaboração e aplicação de uma nova metologia, a Webquest.

A WebQuest se orienta para a utilização da pesquisa na Internet voltada para a Educação, usando o mundo virtual para a geração de novos conhecimentos. Para isso, propõe uma série de tarefas mediadas pelos professores.

Não é apenas o uso consciente e orientado da pesquisa na Internet. "O uso da metologia Webquest resulta na criação de um webblog para comportar todo o conteúdo produzido pelos alunos da escola", explica o professor Jaerton Carvalho.

Durante o processo de conhecimento e aplicação da Webquest, a escola priorizou o tema Biomas Brasileiros. "Estamos planejando uma nova exibição dos trabalhos que resultaram do uso desta metodologia para o mês que vem, quando iremos focar neste assunto", adianta o professor Jaerton.

O trabalho dos professores de laboratório nas escolas públicas tem o apoio e a supervisão do PROINFO/Parnamirim - Programa Nacional de Tecnologia Educacional.

A Equipe do Proinfo/Parnamirim comemora a novidade. "Esse é mais um trabalho desenvolvido no laboratório de Informática que foi proporcionado pelas oficinas ministradas os professores. Dessa forma, promove-se o desenvolvimento de novas estratégias de ensino", encerra o coordenador do programa, Paulo Gomes.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior