Educação para o Trânsito inicia atividades em Parnamirim - 10/07/2017

O projeto Educação para o Trânsito, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, deu início hoje (10) a suas atividades em Parnamirim. Quatro escolas municipais o acolhem, inicialmente: Presidente Arthur da Costa e Silva, no Centro; Ivanira de Vasconcelos Paizinho, na Cohabinal; Professor José Augusto Nunes, em Santos Reis; e Francisca Fernandes (Xixica), em Monte Castelo.

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Parnamirim, por meio da SETRA - Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Escola Costa e Silva foi a primeira a receber a formação teórica que acontecerá a cada quinze dias, finalizando cinco aulas até o final de agosto. Ao todo, oito turmas, do 3º ao 5º ano serão assistidas nesta escola, pela manhã e à tarde.

Amanhã (11), recebem o projeto as Escolas Ivanira Paizinho e Francisca Fernandes. E na quarta (12), é a vez dos alunos da Escola Augusto Nunes participarem das aulas teóricas de Educação para o Trânsito.

Durante o projeto, os alunos receberão noções sobre o trânsito, sua sinalização, uso de equipamentos de segurança, prevenção e principais causas de acidentes. A meta para este ano é formar 10 mil alunos em todo o Estado.

No primeiro semestre deste ano, o projeto já formou 902 alunos na rede privada e estadual de ensino. De acordo com o primeiro-sargento Araújo, a meta é formar, neste segundo semestre, 705 alunos em Parnamirim.

Além do PM Araújo, que proferiu a palestra "Aprendendo o que trânsito" para alunos da Escola Costa e Silva,  o segundo-sargento J. Lemos também conduziu as primeiras aulas do projeto em Parnamirim.

Os alunos demonstram interesse e participam dos debates. "O trânsito é o lugar que merece a atenção de todos, não se pode desviar o olhar e nem atender celular quando se está dirigindo", disse o aluno Efraim Lucas, do 4º Ano. "É preciso cuidar da segurança no trânsito", complementou o aluno Mario Duarte, também do 4º Ano.

A coordenadora Poliana Teodósio, da Escola Costa e Silva, disse que os conteúdos do projeto Formação para o Trânsito serão aproveitados também para o planejamento pedagógico voltado para o mês de setembro, quando o assunto trânsito ganhará atenção especial.

A diretora Íris Karine Gomes, da Escola Costa e Silva, disse que mais do que oferecer palestras informativas, o projeto forma os futuros condutores de veículos. "É um trabalho de conscientização que começa nos alunos e alcança os condutores nas famílias de Parnamirim", concluiu.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior