Projeto do CMEI Ivone Maria beneficia aluno portador de autismo - 06/07/2017

Quem aprende a cuidar de um animal de estimação, melhora a cognição, desenvolve com mais afeto as relações sociais e aprende valores como disciplina, atenção e responsabilidade. Essa conclusão científica é defendida pela diretora Roselma Confessor, do CMEI Ivone Maria, localizado no bairro Centro.

Neste ano, um dos projetos pedagógicos deste CMEI ensina os alunos a absorver essa proposta de conhecimento. Ao focar no cuidado com os bichinhos de estimação, a escola tem tido experiências valorosas dentro e fora da sala de aula.

Um desses resultados é compartilhado por Ana Paula de Carvalho, mãe de Elric Handel, que tem 4 anos e é aluno do Nível V, turno matutino. O menino é portador de autismo e de acordo com a mãe, o projeto pedagógico do CMEI Ivone Maria tem mudado sua visão de mundo e o modo como ele reage ao ver um animal.

Para surpresa da família, em uma viagem a uma fazenda no último fim de semana, o pequeno Helric mostrou ter novas habilidades cognitivas e sociais, mostrando-se interessado em estar perto dos animais, conhecê-los e tocá-los. Antes, pela sua condição como portador do autismo, demonstrava sintomas de pânico em ocasiões como esta.

"Quero agradecer a professora Andréa, junto com toda equipe pedagógica do CMEI Ivone Maria, por esse maravilhoso projeto "animais de estimação" uma relação mútua de amor e amizade. Meu esposo aprovou a palestra e meu filho está gostando muito desse contato com os animais", disse Ana Paula.

" O reflexo disso foi a viagem que nossa família fez, nesse fim de semana, ao interior do estado. Elric mostrou-se muito receptivo no trato com os animais. Meu filho sempre foi muito medroso e essa mudança nos surpreendeu nesse fim semana", disse Ana Paula, parabenizando a escola pelo projeto.

"Para o meu filho, e suas limitações, o que ocorreu esse fim de semana, foi um ganho maravilhoso na sua capacidade cognitiva. Estou feliz como mãe, por ver meu filho sendo guiado por pessoas tão envolvidas nessa tarefa de educar e ensinar na nossa cidade", concluiu Ana Paula.

O PROJETO

O Centro Infantil Professora Ivone Maria dos Santos, localizado no bairro Centro, está realizando um projeto pedagógico que ensina sobre o cuidado que se deve ter com os bichinhos de estimação.

O projeto tem o apoio do Controle de Zoonoses da SESAD - Secretaria Municipal de Saúde. Por meio desta parceria, os alunos do CMEI Ivone Maria já receberam a visita de veterinários na escola para falar sobre cuidados com os bichinhos de estimação e receberam cartilha com informações sobre o assunto.

Além disso, os alunos conheceram o veículo que recolhe animais abandonados e visitaram a rotina de um petshop, visitando a um deles, no centro da cidade.

A culminância do projeto será no próximo dia 11 de Agosto, na Praça Paz de Deus, com consultas veterinárias gratuitas e a doação de filhotes recolhidos e tratados pelos agentes de Zoonoses, para a comunidade.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior