Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito discute com técnicos do TCE Planejamento Estratégico de Parnamirim - 23/06/2017

De forma pioneira, a Prefeitura de Parnamirim está viabilizando uma parceria de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) com a proposta de construir um Planejamento Estratégico, implantação de processo eletrônico e realização de capacitação para aprimorar a gestão municipal. Na manhã de hoje, 23, o prefeito Rosano Taveira – acompanhado do secretariado -, participou de uma reunião no gabinete com os técnicos Gláucio Torquato e Ricardo Vilaça para discutir detalhes dessa parceria.

Rosano Taveira agradeceu a presença dos técnicos do TCE, que apresentaram ao gestor e aos secretários, a metodologia do sistema adotado para a montagem do Planejamento Estratégico. “Planejamento é tudo porque é através dele que poderemos melhorar o nosso desempenho e controlar nossas ações”, disse o prefeito.

O secretário de Administração Fábio Sarinho se colocou à disposição para apresentar todas as informações da máquina administrativa, inclusive os dados relativos a pessoal, programas e ações em desenvolvimento no município. “Em razão da elaboração do Plano Plurianual já coletamos informações que serão de extrema utilidade para a elaboração do Planejamento Estratégico, que é uma ação bem maior. E, poderemos disponibilizar e agilizar os trabalhos”, explicou o secretário.

Gláucio Torquato, coordenador da Assessoria de Planejamento de Gestao do TCE, explicou que o Planejamento Estratégico implantado pelo TCE permite a obtenção de resultados a médio e longo prazos, mas os efeitos desse trabalho poderão ser sentidos de imediato. “Trabalhamos com números (indicadores) que irão nortear o desenvolvimento das ações. É importante discutir e alinhar para que todos caminhem na mesma direção”, esclareceu o técnico, que apresentou alguns resultados obtidos.

A execução do Planejamento Estratégico é difícil, mas os resultados são compensadores, principalmente, em termos de economia. Torquato revelou que o TCE em 2012 apresentava cerca de 37 mil processos em andamento. Com a implantação desse trabalho conseguiu reduzir para 10.619 processos, obtendo uma redução de 71,6%. “O gestor terá um relatório detalhado de tudo e poderá não apenas identificar os problemas como também resolvê-los de forma mais eficiente e dinâmica”, justificou.

As etapas do Planejamento Estratégico incluem desde a realização de uma pesquisa, diagnóstico, promoção de um workshop, apresentação dos resultados até definição de um mapa estratégico para o lançamento e execução do projeto.

Ao término da reunião ficou definido que o prefeito Rosano Taveira e os secretários irão entrar em contato com a presidência do TCE para propor uma agenda de compromissos e assim dar continuidade a essa parceria técnica.

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+