Tradição nordestina é exaltada nas escolas públicas municipais - 16/06/2017
As festividades juninas reúnem moradores nos bairros onde estas escolas estão inseridas, promovendo a unidade, fortalecendo laços familiares e comunitários e celebrando a tradição das comidas e danças típicas.
As principais festas deste período revelam uma parte significativa da religiosidade nordestina na lembrança das seguintes datas: 13 de junho, dia de Santo Antônio; São João, no dia 24 e São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho.
As fogueiras, tão comuns, também são expressão de uma narrativa religiosa. Diz a tradição que Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, teria acendido a fogueira para avisar a prima do nascimento de São João Batista.
O alegre casamento celebrado nas quadrilhas juninas também é o símbolo de um tempo em que o pai da noiva só admitia um casório que tivesse sua permissão e benção, conforme mandava o figurino, nas comunidades que viviam nos roçados.
"Há vastas possibilidades pedagógicas na abordagem temática das festividades juninas. Cumprir essa tradição representa a preservação de uma vivência que é cultural e histórica e registra o comportamento do povo nordestino e sua influência dentro da sociedade da qual faz parte", explica a Secretária Adjunta Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Dantas.
Nesta galeria de fotos, estão registros de festas juninas realizadas nesta semana, nas seguintes escolas e bairros:
* Escola Municipal Augusto Severo, no bairro Centro.
* Escola Municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz, no bairro Passagem de Areia
* Escola Municipal Historiador Hélio Mamede Galvão, no bairro Vale do Sol.
* Escola Municipal Maura de Morais Cruz, no bairro Emaús.
* Escola Municipal Professor Antônio Basílio Filho, no bairro Passagem de Areia
* Escola Municipal João Gomes da Costa Neto, no bairro Liberdade.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM