Projeto Som do Coração ensina música em escolas municipais - 07/06/2017
Através da musicalização, o projeto Som do Coração visa dar oportunidade aos alunos destas escolas. O processo ajuda na concentração, desenvolvimento da inteligência, comportamento social, ânimo e na criatividade, entre outras coisas, diz a Professora Marili Avelino.
"Queremos também tirar as crianças de situações de riscos e mantê-las na escola, em atividades criativas e saudáveis", conta Marili, que também é uma das coordenadoras do Programa Novo Mais Educação.
Atualmente, o projeto Som do Coração está na Escola Eva Lúcia oferecendo aulas de violão e na Escola Francisca Avelino com aulas de flautas doces e percussão.
O projeto teve início em 2011 e leva esse nome porque tem repertório sacro, estimulando a consciência espiritual e a cosmovisão em torno de valores humanos.
A iniciativa partiu dos voluntários: a Professora Marili Avelino, o diretor da orquestra sinfônica, Luis Paiva, e o empresário César Veloso. O professor Luís também introduziu aulas de violino no projeto, mas houve maior resistência dos alunos à complexidade do instrumento.
Ao longo dos anos, o projeto também realizou aulas de canto com a cantora lírica Sibelle de Lunna.Atualmente, as aulas de flauta são conduzidas pelos professores Luís Paiva, Suzete Santos e Bruno Will.
O maestro Tony Wescley direciona as aulas de violão. Um trabalho de musicalização infantil também é realizado na Escola Francisca Avelino, pela professora Suzana Santos.
As aulas acontecem na quarta de manhã e na quinta-feira à tarde, na Escola Francisca Avelino.Já na Escola Eva Lúcia, são realizadas na terça-feira pela manhã, mas, está em planejamento com o Novo Mais Educação, a escolha de um novo dia na semana, à tarde, para execução do projeto na escola.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM