Audiência sobre Plano de Mobilidade é transferida para 7 de junho - 30/05/2017
Os parnamirinenses terão a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana que atenderá as necessidades da cidade para os próximos 20 anos. No próximo dia 7, às 9 horas, no Centro Administrativo Agnelo Alves, no bairro da Cohabinal, a partir das 9 horas será realizada uma audiência pública, momento adequado para dar voz às críticas e anseios da população.
A audiência pública contará com a participação dos representantes da Start, empresa responsável pela elaboração do diagnóstico e avaliação dos trabalhos. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Parnamirim, Marcondes Pinheiro, com o plano será possível ter um raio x da malha viária de Parnamirim, dos transportes, do número de passageiros por linha de ônibus e das dificuldades enfrentadas nesse segmento. "Quem melhor conhece os problemas de mobilidade urbana é o próprio morador e usuário dos transportes coletivos por isso é fundamental a participação da população nessa audiência", disse o secretário.
A consultora da Start, Keila Brandão, informou que o Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim será elaborado em seis etapas, sendo que no momento a equipe está trabalhando na terceira etapa, que é justamente o momento em que as pessoas podem dar sugestões.Mobilização Socia.
Para se construir o Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim é necessário elaborar um plano de mobilização social com o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade. Durante o planejamento dessa mobilização o município foi dividido em oito setores, seguindo o mesmo critério usado na realização das oficinas comunitárias do Plano Diretor.
Setor 1
Parque de Exposições, Monte Castelo, Centro e Santos Reis
Setor 2
Rosa dos Ventos, Santa Teresa, Vale do Sol e Cohabinal
Setor 3
Jardim Planalto, Liberdade e Cajupiranga
Setor 4
Nova Esperança
Setor 5
Vida Nova, Passagem de Areia e Bela Parnamirim
Setor 6
Emaus
Setor 7
Nova Parnamirim e Parque do Jiqui
Setor 8
Pium, Praia de Cotovelo e Pirangi do Norte
O prefeito Rosano Taveira reuniu integrantes da comissão que elabora o Plano e pediu agilidade nos trabalhos. "Do Rio Grande do Norte, apenas 3% dos municípios com mais de 20 mil habitantes obrigados a ter um Plano de Mobilidade deram início à implantação. E, Parnamirim é um deles", disse o gestor.
Um dos serviços a ser discutido nessas mobilizações sociais é o de transporte público coletivo. Para isso, a Start está providenciando a contagem volumétrica (quantidade de ônibus, carros de passeios e bicicletas), cadastro viário com o levantamento da largura das calçadas e pontos de obstrução. E os dados serão apresentados pela Start ao longo dos encontros.
Pesquisa Sobe-Desce
Uma pesquisa sobe-desce irá permitir a análise da ocupação da linha e dos principais pontos de atração/geração de viagem ao longo de todo o itinerário para cada viagem realizada.O trabalho fornecerá informações sobre o número de passageiros transportados, o tempo de percurso, passageiros que embarcam e desembarcam por ponto, ocupação crítica, perfil de ocupação do ônibus ao longo do espaço e índice de renovação de passageiros.
Essa avaliação é feita por linha, em uma mostra estatisticamente válida de viagens para cada período do dia, expandida depois para o número total de passageiros historicamente transportados por dia útil, sábado ou domingo.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM