Profissionais são capacitados para combater a violência infantil - 16/05/2017

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), está realizando a capacitação dos servidores da Saúde, Educação e Assistência Social para o combate a violência infantil. Os ensinamentos serão repassados para os jovens e seus pais em uma oficina, realizada no próximo dia 20 nas escolas do município. Na tarde desta terça-feira (16) os profissionais participaram de uma palestra onde foram apresentados jogos lúdicos, que serão realizados com os alunos no dia das oficinas.

A campanha foi idealizada para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Infantil, comemorado no próximo dia 18. A SEMAS está mobilizando servidores e a comunidade para refletir sobre o tema. A Assistente Social, Erica Lopes, falou sobre o objetivo da ação "Nossa meta é sensibilizar os profissionais para a problemática da violência na infância. Existem várias formas de violência e nossos profissionais precisam identificar essas situações", afirmou.

O professor Wagner Jeorge participou das oficinas e afirma, que foram momentos enriquecedores "Nós precisamos olhar para nossos alunos de uma forma mais humana. As oficinas foram importantes para entendermos como dialogar com os jovens de forma mais simples", explicou.

Durante o encontro foram apresentados jogos de teatro, bingo e trilhas para que os estudantes entendam de forma simples e clara os melhores caminhos de combater a violência. As oficinas lúdicas serão realizadas nas escolas: Erivan França, Nestor Lima, Mario Saraiva, Silvino Bezerra e Raimunda Maria.

18 DE MAIO - DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO INFANTIL

O dia 18 de maio foi instituído como de combate à violência infantil no Brasil em 1998, através da Lei 9.970. O seu símbolo, uma flor, lembra a ingenuidade e a vulnerabilidade da primeira infância. O slogan Faça Bonito convoca a sociedade a proteger as crianças e denunciar maus tratos.

O caso que levou à criação da data, foi o bárbaro assassinato de Araceli, uma menina capixaba, que aos 08 anos de idade foi drogada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional do estado Espírito Santo.

Postado Por: Ananda Braga Figueiredo