Semana é de Mobilização contra Abuso e Exploração Infantil - 05/05/2017
A programação que envolve também a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a SESAD - Secretaria Municipal de Saúde, terá culminância no próximo dia 18 de maio e encerramento no dia 20 de maio, com novos encontros para debates técnicos.
De acordo com Bruna Pessoa, Coordenadora de Proteção Especial, a reunião de hoje foi uma capacitação do CREAS para profissionais da rede de assistência social. A ideia é mostrar os caminhos para o enfrentamento da violência e abuso sexual contra as crianças e adolescentes.
"O primeiro passo é mostrar que a denúncia pode ser feita nos Conselhos Tutelares, que são vinculados à SEMAS, e em seguida, promover a mobilização para providências na rede de assistência, que envolve a Promotoria, o CREAS e outros órgãos", disse Bruna Pessoa.
Erica Lopes, assistente social do CREAS, explica que é feito um trabalho contínuo junto às famílias de Parnamirim para evitar a violação de direitos, o que inclui a violência doméstica e o abuso sexual, físico e psicológico. "Nesse universo, a maior demanda de denúncias vem de crianças e adolescentes", explica.
O CREAS tem grupos de reflexão para debater a violação de direitos a públicos específicos. No caso das crianças, é o grupo "Arco-Íris"; o "Lumiar" atende às mulheres; e o "Reconstruindo Selfies", se propõe a dar início à transformação do comportamento de homens agressivos em relação às suas parceiras e famílias.
Fotos: Ana Amaral
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM