Parnamirim inicia campanha nacional contra a Influenza - 17/04/2017
Parnamirim iniciou hoje, 17, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização prosseguirá em todas as 28 unidades de saúde do município até o dia 26 de maio e a novidade é que os professores da rede pública e privada também poderão se vacinar. No dia 13 de maio a Secretaria de Saúde irá promover o Dia D de vacinação.
Um calendário de imunização foi montado para agilizar o atendimento nas unidades básicas de saúde. Apenas quem tem alergia severa a ovo não poderá ser vacinado. Podem receber a vacina crianças de seis meses a menores que 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas e privadas.
Araci Tavares dos Santos, 81, não perdeu tempo e assim que soube sobre a campanha se dirigiu à UBS de Cajupiranga. "Com saúde não se brinca. Temos que ser precavidos. Essa vacina pode evitar internações e até mortes", disse a moradora.
Em Parnamirim, a vacinação acontece de 17 de Abril a 26 de Maio, não estando dividido em grupos por semana. Dessa forma, qualquer pessoa dos grupos prioritários (servidores da saúde, idosos, professores, gestantes, puérperas e crianças, pacientes com morbidades (hipertensos, diabéticos...) pode procurar uma das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O dia D da Vacinação contra a Influenza ocorre dia 13 de Maio.
Os profissionais de saúde precisam levar a respectiva carteira do conselho e os professores um comprovante como crachá, contra-cheque ou uma declaração da escola. Já os doentes crônicos devem apresentar uma prescrição médica com a patologia.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM