Parnamirim é referência no cuidado à pessoa com obesidade - 10/04/2017
Parnamirim é referência no Rio Grande do Norte na linha de cuidado à pessoa com sobrepeso e obesidade. Desde sua implantação em 2015, as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família já cadastraram no sistema 82 pacientes, sendo que desse total, 14 passaram pela cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Onofre Lopes. Para discutir sobre o tema e treinar pessoal, foi realizada na manhã de hoje, 4, uma oficina na Secretaria de Saúde, com a participação do cirurgião Igor Marreiro.
A oficina foi aberta pelo secretário de Saúde, João Albérico, que enfatizou a importância do trabalho em Parnamirim. "Temos orgulho de sermos uma referência na assistência de alta complexidade - cirurgia bariátrica",disse, agradecendo a presença do cirurgião do Hospital Universitário OnofreLopes.
A linha de cuidado municipal em Parnamirim tem como responsáveis Flávia Medeiros (nutricionista) e Gerlane Alves (enfermeira),ambas técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde. Para realizar o cadastro, o paciente deve portar o cartão do SUS e um comprovante de residência recente. "Temos cinco polos de acompanhamento, onde as pessoas podem se cadastrar e desenvolver todas as atividades pertinentes à Linha de Cuidado", explicou.
Os pacientes também podem fazer o cadastro na Coordenadoria de Atenção à Saúde, localizada na Secretaria de Saúde. Aqueles que cumprirem as etapas e necessitarem da cirurgia bariátrica serão encaminhados para o Hospital Onofre Lopes. Depois do procedimento cirúrgico, os pacientes retornam para acompanhamento nos polos do município.
Segundo o cirurgião Igor Marreiro, Parnamirim abraçou esse modelo de atendimento e tem apresentado resultados positivos. "Aqui temos uma referência e um serviço de excelência. Usamos como modelo o protocolo e a ficha de pacientes daqui para treinar os municípios que estão entrando no sistema agora. A saúde de Parnamirim está de parabéns", disse o médico.
Lidiane Melo foi cirurgiada em outubro de 2016 e eliminou 46 quilos. "Eu pesava 136 quilos e hoje estou com 90. Só consegui passar por todo esse processo graças à equipe daqui de Parnamirim. Sou muito grata por tudo",contou.
Geovânia Mendonça por temer a cirurgia, optou por um outro caminho. "Aqui aprendi o significado da reeducação alimentar e a importância da atividade física. Há nove meses pesava 98 quilos e hoje estou com 20 quilos amenos. O apoio e a orientação que precisava vieram das profissionais do NASF",disse.
POLOS DE ACOMPANHAMENTO
UBS de Liberdade
CRAS Jockey Club
UBS Santa Tereza
UBS CAIC (Rosa dos Ventos)
UBS Suzete Cavalcante (Nova Parnamirim)
SERVIÇO
Coordenadoria de Atenção à Saúde
Fone: 3644-8107 ou 3644-8106
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM