Coordenadores pedagógicos participam de formação continuada - 23/03/2017

Começou nesta semana, uma formação para os coordenadores pedagógicos do 1º ao 9º ano, em Parnamirim. O evento é uma parceria da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a Associação Educacional Labor e a Fundação Herman Hering. A programação recomeça hoje às 13h, no Auditório Vinícius de Medeiros, na Escola Municipal Augusto Severo.

A formadora Adriana Castro, da Labor, conduz a programação: "O coordenador pedagógico é um agente novo nas escolas. Precisa reconhecer sua identidade dentro do que a legislação estabelece para suas atribuições" - explica: "Seu bom desempenho eleva a qualidade de ensino, contribui para uma menor evasão escolar e envolve a comunidade escolar em torno de um projeto político-pedagógico".

O evento teve sua abertura ontem e hoje é realizado pela manhã e à tarde na Escola Augusto Severo. Amanhã, também nos dois períodos, prossegue sendo realizado na Escola Municipal Ivanira Paisinho. A coordenadora Jane Carla, lotada nesta escola, reconhece a iniciativa: "Nosso papel é muito desafiador. Exige conciliar a formação de professor e o preparo para lidar diariamente com professores, alunado, pais e funcionários".

A Associação Labor Educacional é uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos que quis expandir o bom resultado de suas ações em prol da Educação, inicialmente no estado de São Paulo, para outras regiões. Hoje atua também no Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. A parceria com a Fundação Hermann Hering permite expandir sua missão a outros horizontes, como agora, em Parnamirim.

"Nosso objetivo é formar multiplicadores deste conhecimento, qualificando mais ainda os coordenadores pedagógicos para suas atividades. Nossa formação continuada discute as inovações da prática, analisando indicadores, oportunizando a autonomia dos profissionais, sempre almejando o melhor para o aluno" - ressalta a formadora Adriana Castro.

Ao todo, esse curso de formação estará oferecendo 120 horas, sendo 32 delas presenciais e outras 88 horas na modalidade Ensino à Distância, através do qual os professores terão acesso à conteúdos especiais. A programação acontece em março, abril, agosto, outubro e dezembro. No final, haverá a elaboração de um plano de ação para o coordenador pedagógico.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior