Participantes lotam auditório em evento da SEMAS sobre adoção - 23/03/2017

O primeiro encontro para discutir "Os Caminhos da Adoção" foi realizado pela SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, na manhã de hoje (23), para um auditório lotado de participantes no Centro Administrativo.

A mesa de autoridades foi composta pela Vice-prefeita e Secretária da SEMAS, Elienai Cartaxo, representando, inclusive, o Prefeito Rosano Taveira; a adjunta da pasta, Kátia Soares; a Juíza de Direito da Vara de Infância e Juventude do Idoso, Dra. Ilná Rosado; o Presidente da Câmara Irani Guedes; a Promotora de Justiça, Isabelita Garcia; e o Diretor Jurídico do projeto Acalanto Natal, Dr. Claúdio Medeiros.

No Brasil, 35 mil crianças e adolescentes aguardam na fila da adoção. De acordo com a Secretária da SEMAS, Elienai Cartaxo, esse processo ainda envolve muitos tabus e preconceitos: "A Lei de Adoção trouxe avanços para uma mudança de concepções, mas é preciso ampliar o debate, sensibilizar a sociedade para a adoção legal e essa é a justificativa desse evento".

Para Jediel Ribeiro, pai de 6 crianças por adoção, é preciso inverter a ideia de que a adoção é um meio para se resolver o problema de casais que não têm filhos: "Na verdade, o problema a ser resolvido é o da criança que está na rua ou em um abrigo e precisa de uma relação familiar, de algo que não pode ser vendido em farmácias ou encontrado em Varas do Judiciário: O amor" - disse, em depoimento por vídeo.

Presente ao evento, a Promotora Isabelita Garcia comentou: "A importância deste encontro para esclarecer sobre todo o crivo legal que envolve o processo de adoção, certamente, contribui para que os infantes tenham seu direito resguardado da melhor forma possível".

A programação teve palestras esclarecedoras sobre o processo de adoção. A Juíza Ilná Rosado tratou das implicações do tema no âmbito nacional e o Advogado Cláudio Medeiros, ao lado da Psicoterapeuta Débora Sampaio, abordaram a influência dos grupos de apoio à adoção na cultura da sensibilização para o tema.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior